“Foto do dia” da NASA expõe detalhes impressionantes da Lua; veja

Foto captada por fotógrafo curdo é destaque em site da NASA. Para fazer a imagem, ele precisou combinar mais de 230 mil frames da Lua
Foto do dia da NASA expõe detalhes impressionantes da Lua
Imagem: Darya Kawa Mirza/Reprodução

O site Astronomy Picture of the Day (APOD), mantido pela NASA, selecionou nesta segunda-feira (16) uma impressionante foto da Lua captada pelo fotógrafo curdo Darya Kawa Mirza. A imagem mostra o satélite com uma aparência colorida e rica em detalhes.

O site da NASA explica que a imagem é o resultado de uma composição de centenas de milhares de imagens, com o objetivo de realçar a textura de crateras, mares e outras formações lunares.

Já as cores foram baseadas na composição real da Lua. Contudo, elas foram alteradas propositalmente de forma exagerada, para que fosse possível diferenciar os diferentes tipos de materiais que formam a superfície lunar. Por exemplo, as áreas em tom de azul mostram regiões ricas em ferro, enquanto que o laranja mostra um excesso de alumínio, como visto no detalhe abaixo:

No Twitter, Mirza explicou que essa foi a foto mais detalhada que ele já fez da Lua, sendo produzida a partir de telescópios comuns e motorizados, uma câmera dedicada para astrofotografia, além de DSLRs e lentes para captar as cores da Lua.

Ao todo, ele precisou reunir 230 mil frames do satélite ao longo de três semanas — imagens que se equivalem a 313 GB de dados. Ele também afirma que não usa filtros, processando apenas as imagens em RAW em programas de edição, como o Photoshop.

Mirza tem 28 anos e vive em Erbil, capital da região do Curdistão Iraquiano. Após a publicação, ele disse que esta é a primeira vez que sua foto é publicada pela NASA, sendo também esta a primeira vez que o site publica uma imagem captada do seu país.

Em uma entrevista recente, ele explicou que a astrofotografia é completamente diferente da fotografia normal, com uma única imagem demorando até um mês para ser produzida, com a maioria delas indo parar na lixeira. “Você tem que ser paciente, calmo, esperando o melhor momento”, disse Darya.

No Instagram pessoal do fotógrafo – que reúne mais de 157 mil seguidores – é possível ver outras fotos da Lua captadas por ele, além dos planetas do Sistema Solar, como a foto de Saturno abaixo:

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas