Fugaku agora é o supercomputador mais rápido do mundo com 415 petaflops

Essa é a 1ª vez que um sistema derivado da arquitetura ARM atingiu o 1º lugar, marcando uma diferenciação importante para os supercomputadores anteriores.
Supercomputador Fugaku no Riken Center for Computational Science, em Kobe, em junho de 2020
Supercomputador Fugaku no Riken Center for Computational Science, em Kobe, em junho de 2020. Crédito: STR/Jiji Press/AFP/Getty

O supercomputador Fugaku, do instituto japonês Riken, bateu recordes de velocidade de computação no ranking bi-anual mantido pela Top500. A máquina realiza 2,8 vezes mais cálculos por segundo do que o recordista anterior, um sistema da IBM no Laboratório Nacional Oak Ridge.

O supercomputador em Oak Ridge, chamado Summit, agora ocupa o segundo lugar. Outro sistema da IBM, este no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, assim como dois supercomputadores chineses, também perderam lugares no ranking graças a Fugaku.

Segundo o New York Times, a conta total do plano de seis anos do Instituto Riken para Fugaku foi de cerca de US$ 1 bilhão. Ele é baseado na arquitetura ARM, mais comumente utilizada em smartphones e outros dispositivos móveis – e que agora vai chegar aos computadores da Apple.

Essa é a primeira vez que um sistema derivado da arquitetura ARM atingiu o primeiro lugar, marcando uma diferenciação importante para os supercomputadores anteriores que se basearam principalmente em chips derivados de projetos Intel ou AMD.

Segundo a Anandtech, o Fugaku tem 7,3 milhões de núcleos, consome 28 megawatts de energia e foi capaz de executar a 415 petaflops, a unidade de medida para um quadrilhão de operações de ponto flutuante por segundo. Fugaku, porém, tem um desempenho máximo teórico máximo de quase 514 petaflops.

O supercomputador domina a velocidade bruta de computação, mas também levou os três primeiros lugares em testes destinados a classificar suas aplicações de capacidade para tarefas industriais, inteligência artificial e análise de big data, de acordo com a Kyodo News.

Esse é outro recorde, já que nenhum sistema anterior ocupou os quatro lugares ao mesmo tempo. Espera-se que o computador comece a operar até abril de 2021, embora já esteja auxiliando algumas pesquisas médicas sobre a pandemia do novo coronavírus, conforme aponta a reportagem da Kyodo News.

Fugaku “é o resultado de quase 10 anos de investimento e trabalho”, disse ao NYT o vice-presidente sênior da ARM, Christopher Bergey. “É um momento muito animador.”

Fugaku pode não dominar o ranking por muito tempo, no entanto. O Departamento de Energia dos EUA está construindo outro supercomputador chamado Frontier, em parceria com a Cray Inc.. A agência diz que ele será capaz de processar 1,5 exaflops.

Considerando os dados de maio de 2019, isso o tornaria tão poderoso quanto os próximos 160 supercomputadores combinados – um número que pode estar defasado, já que a Top500 diz que Fugaku foi responsável pela maior parte de um aumento de cerca de 35% na capacidade global de supercomputação nos últimos seis meses por si só.

Frontier está programado para entrar em operação em 2021. O Departamento de Energia também está construindo outro supercomputador, chamado Aurora, em parceria com a Intel. A ideia é que essa máquina supere o Frontier e seja a primeira unidade de “exaescala”, ou seja, que opere no nível de exaflops.

A China tem três projetos próprios de exaescala. Jack Dongarra, professor de engenharia elétrica e informática da Universidade do Tennessee, disse ao IEEE Spectrum que não espera que os projetos de exaescala americanos ou chineses comecem a funcionar de fato em 2021, mas que os rivais chineses poderiam acirrar essa corrida.

“A China é muito agressiva em computação de alto desempenho”, disse Dongarra à revista. “Em 2001, a lista Top 500 não tinha máquinas chinesas. Hoje eles são dominantes”.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas