O chefe de dispositivos móveis da Samsung disse recentemente que a gigante de eletrônicos sul-coreana quer levar a experiência Galaxy Note para mais telefones, e agora um novo documento da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) parece ter confirmado que pelo menos um modelo do Galaxy S21 vai ter suporte para a caneta S-Pen.

Em um novo documento da FCC observado pelo Android Authority, um dispositivo identificado como SMG998B (que se suspeita ser o Galaxy S21 Ultra) apareceu junto com um relatório que diz: “O EUT também pode ser usado com um dispositivo de caneta (S- PEN). O EUT opera com a S-PEN em dois modos diferentes de acoplamento indutivo de detecção de movimento S-PEN (Hover e Click) operando na faixa de 0,53–0,6 MHz”.

Isso significa que, além do Galaxy S21 suportar a S-Pen para esboços gerais e anotações, os usuários também poderiam passar a S-Pen sobre certos elementos interativos para obter informações adicionais ou funcionar de forma semelhante a um ponteiro de mouse tradicional ao navegar na web.

Além do suporte para S-Pen, o documento da FCC também inclui informações sobre vários recursos sem fio, como suporte para comunicação de banda larga (listada como UWB), carregamento padrão e reverso sem fio, NFC e Wi-Fi 6E.

No entanto, embora o documento da FCC pareça confirmar o suporte da S-Pen para o Galaxy S21 Ultra (que pode ser lançado em janeiro), não está claro se o aparelho virá com um compartimento embutido para armazenar a caneta como o Galaxy Note tradicional. Também não está claro se a Samsung incluirá a S-Pen com o S21 Ultra ou se ela estará disponível como um acessório separado.

Além disso, quando se trata da S-Pen em geral, a grande questão que permanece é: o que vai acontecer com a linha Galaxy Note como um todo? Rumores anteriores de sites como o Ice Universe e outros afirmavam que a Samsung atualmente não tem planos para lançar um novo telefone Galaxy Note em 2021 e, em vez disso, irá optar por adicionar suporte para a S-Pen a uma gama mais ampla de telefones Galaxy.

Em um nível mais amplo, essa mudança faz muito sentido. A S-Pen é realmente o único diferencial da linha Galaxy Note, agora que telefones como o Galaxy S20 Ultra têm telas tão grandes e câmeras tão boas (se não melhores) quanto o Galaxy Note mais caro. E se você olhar para além dos telefones, a Samsung já começou a adicionar suporte para a S-Pen a outras categorias de dispositivos, incluindo seus tablets e laptops como o Galaxy Book Flex.

No entanto, pode ser uma má ideia ignorar completamente o sentimento dos consumidores. O Galaxy Note original basicamente deu início à tendência de telas cada vez maiores, tornando a linha Galaxy Note inquestionavelmente icônica e uma das poucas marcas de telefone que as pessoas de fora do mundo da tecnologia conseguem reconhecer facilmente.

Recentemente, parece que essas considerações podem ter feito a Samsung pelo menos repensar seus planos, quando um funcionário anônimo da Samsung negou os rumores e disse à Yonhap News na semana passada que a Samsung está “se preparando para lançar a série Galaxy Note no próximo ano”.

Portanto, embora o destino da linha Galaxy Note ainda esteja muito incerto, pelo menos parece que os fãs da caneta stylus não terão que esperar até o próximo Note para comprar um aparelho com suporte para a S-Pen.