Ciência

Gasosos? Urano e Netuno podem ter vastos oceanos de água

Cientistas conduziram simulações detalhadas, descobrindo que os dois planetas podem ter oceanos profundos
Imagem: NASA/Reprodução

Um novo estudo apontou que os planetas gigantes gasosos Urano e Netuno podem abrigar vastos oceanos de água.

Black Friday
Samsung Galaxy Book4 Intel® Core™ 7 150U, Windows 11 Home, 16GB, 512GB SSD, NVIDIA® Ge...
R$ 5.369

Até agora, Urano e Netuno são planetas menos populares na exploração espacial devido à enorme distância da Terra. Ambos os planetas foram visitados apenas pela sonda Voyager 2, no final da década de 1980. 

Mas, agora, o interesse em Urano e Netuno pode crescer após a publicação de um estudo, no final de novembro, que usou simulações para identificar oceanos nos gigantes gelados.

Cientistas da Universidade de Berkeley desenvolveram modelos de machine learning que conduziram simulações detalhadas, descobrindo que o interior dos planetas se dividem em duas camadas distintas. 

Uma camada é essencialmente água, enquanto a outra camada logo abaixo é rica em carbono e nitrogênio comprimidos. Além disso, elas não se misturam, o que resulta em uma estrutura interna única que impede o desenvolvimento de processos que existem em outros planetas. Essa configuração poderia explicar os campos magnéticos irregulares detectados nos dois gasosos.

De acordo com as simulações do estudo, o oceano de água reside logo abaixo das camadas de nuvem e pode chegar a 5 mil quilômetros de profundidade.

De acordo com as simulações do estudo, as camadas não se misturam  devido as temperaturas e pressões dos gigantes gelados. Na prática, uma sonda em órbita poderia confirmar a existência dos oceanos em Urano e Netuno. Porém, uma missão até os planetas mais distantes do Sistema Solar deve demorar para acontecer.

Por mais que a NASA tenha planos de enviar uma sonda para Urano na próxima década, ela só deve chegar ao planeta em 2045.

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas