Se há uma coisa que os nerds do futebol amam é jogar FIFA. Bem, para os mais ativos, o Google aparentemente está firmando parceria com a Adidas e a EA Sports para oferecer o “Adidas GMR Insoles”. Equipadas com a etiqueta Jacquard de segunda geração do Google, as palmilhas acompanharão o quão bem você joga em campo e vão traduzir isso em um aumento de pontos para sua equipe no jogo mobile da FIFA para Android e iOS.

A notícia foi divulgada há alguns dias no perfil japonês da Adidas no Twitter. O vídeo publicado mostra uma pequena etiqueta Jacquard da marca Adidas sendo inserida em uma palmilha rosa, que ativa uma luz. O vídeo também mostra uma rápida participação do jogador Paulo Dybala, da Seleção Argentina e da Juventus, enquanto o tuíte sugere uma data de lançamento para 10 de março.

Footy Headlines, um blog de futebol sobre kits e calçados, conseguiu ter acesso a um par das palmilhas. Em seu texto, ele diz que as palmilhas serão capazes de monitorar toque, controle, velocidade e chutes. Para usar as palmilhas, os usuários também precisarão de um aplicativo Adidas GMR separado, e a caixa também vem com um cartão digital para Paulo Dybala. Os jogadores mobile da FIFA também receberão algum tipo de incentivo para suas equipes virtuais, mas ainda não está claro como esse mecanismo vai funciona além da afirmação enigmática de que “quanto mais você jogar na vida real, melhor será o seu FIFA Mobile Ultimate Team”.

Parece que a etiqueta pode ser colocada em uma palmilha, sendo que as palmilhas vêm com uma ‘etiqueta de simetria’ para qualquer lado que você não escolher. E, sim, ainda há um cabo de carregamento, pois a Jacquard, embora ofereça uma quilometragem bastante decente com uma única carga, ainda precisa ser recarregada a cada poucas semanas.

Uma visão mais detalhada da etiqueta Jacquard. Captura de tela: Adidas Japan

A etiqueta Google Jacquard existe há algum tempo, mas principalmente na forma de mochilas e jaquetas jeans da Levi. A tag até agora tem sido usada principalmente como sensor de toque. Por exemplo, na forma de uma jaqueta, o dispositivo fica no punho para que você toque e deslize para executar ações como controlar música, tirar selfies e iniciar o Google Assistant. Os rastreadores em calçados também existem há um tempo, embora muitas vezes eles não sejam exatamente destinados a corredores. Ainda assim, dadas as capacidades da etiqueta Jacquard, colocá-las em uma palmilha faz sentido. Afinal, toda a missão por trás da tag é adicionar tecnologia a objetos do cotidiano.

Embora as informações sobre as palmilhas Adidas GMR não sejam mais um segredo, o lançamento oficial – e ostensivamente, detalhes completos sobre o produto, incluindo seu preço – está previsto para terça-feira (10).