Tecnologia

Google apresenta Gemini 2.0, seu modelo de IA “mais capaz”

Versão Flash 2.0 pode ser testada por todos os usuários do Gemini

O Google apresentou uma prévia do Gemini 2.0 que, segundo o CEO Sundar Pichai, é o agente de IA “mais capaz até agora”. O chefão da big tech ainda revelou que o objetivo da big tech é incorporar o sistema mais avançado ao seu mecanismo de pesquisa no futuro.

Estamos colocando o 2.0 nas mãos de desenvolvedores e testadores confiáveis ​​hoje. E estamos trabalhando rapidamente para colocá-lo em nossos produtos, liderando com Gemini e Search. A partir de hoje, nosso modelo experimental Gemini 2.0 Flash estará disponível para todos os usuários Gemini”.

A plataforma está liberada oficialmente para todos os usuários Gemini 2.0 Flash — uma versão mais leve e eficiente do modelo para testes. É possível habilitar a o modelo acessando o menu no canto superior esquerdo da plataforma de IA. Ela está com a versão 1.5 Flash habilitada por padrão.

Porém, é importante destacar que, embora esteja disponível para uso, por se tratar de uma versão experimental, seu funcionamento está mais suscetível a falhas do que o normal. Ao selecionar a nova versão, o próprio Google alertará o usuário com a seguinte mensagem: “Modelo experimental. Pode não funcionar conforme o esperado”.

Com novos avanços em multimodalidade — como saída de imagem e áudio nativa — e uso de ferramentas nativas, ele [Gemini 2.0] nos permitirá construir novos agentes de IA que nos aproximem de nossa visão de um assistente universal“.

Benchmark

O Gemini 2.0 Flash atingiu um aproveitamento de 63% no HiddenMath. Ele é um benchmark que testa modelos de inteligência artificial com problemas matemáticos complexos. Aliás, a versão 1.5 teve uma aproveitamento de 47% quando submetida aos mesmos testes.

É importante destacar também que o novo modelo supera até mesmo a versão 1.5 Pro em algumas categorias. Porém, leva a melhor quando o assunto é compreensão de longo-contexto e tradução automática de diálogos.

Além disso, outra novidade apresentada pelo Google é o chamado Deep Research, que utiliza as capacidades mais avançadas do Gemini 1.5 Pro para gerar resultados complexos com alto nível de precisão.

VEJA TAMBÉM:

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas