Há cerca de uma semana, o Google anunciou novidades para a suíte de aplicativos Workspace, com destaque especial para o Google Docs. Agora, as primeiras funções daquele anúncio começam a chegar aos usuários, começando por um recurso que permite colocar imagens na frente ou atrás dos textos. E o melhor: essa funcionalidade estará disponível para todos os usuários, sem precisar ser assinante do Workspace.

O recurso é bem autoexplicativo: em um texto aberto no Google Docs, você poderá acrescentar uma imagem e posicioná-la na frente ou atrás do texto. Usuários de longa data do Microsoft Word vão se familiarizar com a função, uma vez que ela existe no editor de textos da Microsoft desde o Word 97.

O Docs vai oferecer dois caminhos para escolher a posição da imagem em um texto. Logo ao anexar uma figura, basta clicar sobre ela para que um menu flutuante seja exibido na parte inferior do contorno da imagem. Note que haverão cinco opções à sua esquerda: as duas últimas correspondem ao novo recurso para colocar a fotografia na frente ou trás.

Esse mesmo procedimento pode ser realizado pela barra lateral “Opções de Imagem”, para alterar a formatação de mídia dentro do documento. Em “Ajuste de texto”, serão exibidas as mesmas cinco opções citadas no parágrafo anterior, só que em tamanho maior.

Imagem: Google/Divulgação

Eu tentei usar a novidade no Google Docs, tanto na conta do Workspace quanto no meu Gmail pessoal, mas nenhuma delas mostrava as opções. O recurso começou a ser liberado na última segunda-feira (24) gradativamente para todos os usuários do Gmail e assinantes do Google Workspace.

Assine a newsletter do Gizmodo

Mais novidades para o Docs em breve

Quem for assinante do Google Workspace verá nos próximos meses uma série de novas funções que o Google apresentou na última semana durante a conferência Google I/O. Não apenas no Docs, mas em todos os aplicativos da suíte, que a partir de agora estarão ainda mais integrados. O Google Meet, por exemplo, poderá ser aberto dentro de um documento do Docs, sem a necessidade de executar o programa de chamadas de vídeo separadamente.

[Android Police]