O Google anunciou nesta terça-feira (6) o lançamento do Google Nest Audio no Brasil. O alto-falante inteligente foi apresentado em setembro de 2020 e é o segundo dispositivo da linha Nest a chegar no País, se juntando assim ao Nest Mini, que começou a ser vendido há dois anos. O preço sugerido é de R$ 849.

À primeira vista, a mudança mais perceptível é no design. Ele ainda é um aparelho compacto, mas está longe da portabilidade do Google Nest Mini. O Nest Audio tem um formato mais retangular, na vertical, tem 17,5 cm de altura, 12,4 cm de largura e pesa pouco mais de 1 kg. O material que reveste o smart speaker é o mesmo do Nest Mini — um tecido resistente produzido a partir de garrafas pet recicladas. Segundo o Google, a estrutura que compõe o aparelho (ou seja, o tecido, somado à caixa protetora, ao apoio e a outras partes menores) é feita com 70% de plástico reciclado.

Para oferecer vocais nítidos e graves poderosos, o Nest Audio possui um tweeter de 19 mm para cobertura consistente de alta frequência e um mid-woofer de 75 mm que destaca os graves. Os vocais têm profundidade, o que possibilita que o Nest Audio execute com clareza todos os gêneros musicais. Quanto à conectividade, ele tem Wi-Fi 802.11b/g/n/ac (2,4 GHz e 5 GHz) e Bluetooth 5.0.

Outro destaque é a integração com o Google Assistente. Quem tem outros dispositivos da linha Nest em casa, como o Nest Mini, poderá agrupá-los ao Nest Audio para tocar uma mesma música simultaneamente em diferentes aparelhos. Além disso, é possível configurar dois dispositivos Nest Audio como um par estéreo, separando os canais “esquerdo” e “direito” das gravações. Já quem tem um Chromecast poderá usar o novo alto-falante inteligente do Google para acionar a TV para assistir a filmes ou séries. Basta dizer, por exemplo, “Ok Google, assistir a Stranger Things na Netflix”.

Os controles físicos do Nest Audio, como “Play/Pause”, “Abaixar Volume” e “Aumentar Volume”, podem ser acionados com leves toques na parte superior do aparelho. Para desligar o microfone, basta deslizar a chave presente na parte de trás do dispositivo (uma luz laranja será acesa para indicar que o microfone está desativado). Além disso, um LED na parte central indica o status atual do aparelho.

Assine a newsletter do Gizmodo

Preço e disponibilidade

O Google Nest Audio já está à venda nas principais varejistas do Brasil, tanto em lojas físicas quanto no online. O preço sugerido é de R$ 849 nas cores giz (branco) e carvão — infelizmente as versões preto, cinza, azul, coral e verde não foram disponibilizadas por aqui. Consumidores que adquirirem o produto ganharão três meses de YouTube Premium, que é a versão paga do YouTube sem anúncios, além do acesso ao YouTube Music, também sem propagandas.