Não era segredo que o Google planejava anunciar um novo alto-falante no evento Launch Night In desta quarta-feira (30). Anteriormente, a companhia não apenas confirmou a existência do novo dispositivo em julho, após uma rodada inicial de vazamentos, como acabou sendo divulgado por engano no Walmart. Agora que o Nest Audio está oficialmente entre nós, aqui está tudo o que sabemos sobre a mais nova caixa de som inteligente do Google.

Para começar, o Nest Audio, assim como apontavam os rumores, custará US$ 99 (R$ 560 na conversão atual, sem impostos), terá integração com o Google Assistente e poderá reproduzir músicas do seu serviço de streaming favorito.

GIF: Google

Fisicamente, este também é um alto-falante bem maior em comparação ao Google Home original. Na verdade, se parece muito com um case para fones de ouvido em tamanho ampliado e revestido por um plástico 70% reciclado. Inclusive, é o mesmo material usado no Nest Mini, dando um aspecto de tecido. Também parece que teremos muitas opções de cores além do branco e cinza habituais, incluindo verde menta, azul pastel e rosa.

O Nest Audio se conecta a outras caixas de som Nest, o que significa que pode funcionar como um sistema de áudio integrado. Você pode até mesmo fazer stream de aplicativos, como YouTube Music e Spotify, e movê-los pelos cômodos enquanto caminha pela casa. Ele também se ajustará automaticamente à acústica do ambiente e ao tipo de conteúdo que você está reproduzindo. Mais ou menos como um Sonos, só que muito mais barato.

Além de uma performance mais rápida, o Google diz que o Nest Audio possui um chip de aprendizado de máquina com “um TeraOPS” de poder de processamento. Basicamente, ele deve ser capaz de entender os comandos do Google Assistente muito rápido. Quanto à privacidade, o Google diz que inclui um botão para desligar o microfone.

Uma mudança acertada é no nome: áudio. Embora o Google Home seja incrivelmente bom para ouvir música, o Nest Audio foi aprimorado para torná-la ainda mais agradável. O dispositivo tem 50% mais graves graças a um subwoofer de 75 mm, além de um tweeter de 19 mm que, em conjunto, oferecem um áudio 75% mais alto em comparação com o Google Home original.

Em todo o caso, enquanto o Nest Audio estava longe de ser uma surpresa, é uma atualização muito esperada e sua acessibilidade pode realmente agitar o mercado de áudio doméstico. O Nest Audio estará disponível em 21 países a partir de 5 de outubro. Não há previsão de lançamento no Brasil.