A partir deste sábado (15/12), 150 bares de sete cidades brasileiras vão ganhar Wi-Fi gratuito do Google. Você pode acessá-lo de qualquer dispositivo – smartphone, tablet ou laptop – e não paga a mais por isso.

O Google diz que a ideia é permitir que você se conecte a seus amigos em qualquer lugar, seja ao seu lado, seja via internet. Além disso, eles querem promover uma internet mais rápida, e claro: divulgar seus próprios produtos também.

Funciona assim: você chega ao bar participante, identificado pelo selo Free WiFi (acima), e liga o Wi-Fi do seu dispositivo. Selecione a rede correta, e seu navegador abrirá uma página como a vista abaixo, divulgando um destes produtos do Google: Chrome, Busca ou Google+.

E isso não só no computador: como há apps para estes serviços no iOS e Android, a página recomendará a você baixá-los e instalá-los no smartphone ou tablet. Obviamente, você só usa/instala se quiser, e pode começar a navegação normalmente.

O Google promete uma conexão rápida, mas nos disse que os bares terão um link de 10 Mbps ou 30 Mbps (se for fibra ótica), distribuídos entre todos os usuários do bar. Não parece muito – imagine um bar cheio dividindo a conexão! – mas só testando para saber.

Esta iniciativa do Google nasceu no Brasil, e não é feita pela empresa em nenhum outro país. O projeto foi criado em parceria com a Enox On-Life Media.

Não é a primeira vez que o Google arregaça as mangas para oferecer acesso à internet: com o Google Fiber, moradores do Kansas (EUA) têm uma velocidade fenomenal, além de atendimento exemplar ao cliente. Mas o Free WiFi parece ter como objetivo divulgar os serviços do Google – sem a ambição de concorrer contra Vivo, NET e outras na banda larga, por exemplo.

Os bares participantes estão distribuídos nas cidades a seguir: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Campinas. Entre os 150 bares participantes, temos: Bar Brahma (SP), São Bento (SP), Rota 66 (RJ), Amarelim Savassi (MG), Taj Bar (PR), Sunset Bar (SC), entre outros.

Você pode conferir a lista completa no site brasilfreewifi.withgoogle.com – e até saber se há um bar com a internet grátis perto de você. O Free WiFi começa neste sábado (15/12) e dura até meados de março/2013. [Brasil Free WiFi]