No começo da semana, Steve Hemmerstoffer (@onleaks no Twitter) se uniu ao Pricebaba para criar renderizações do próximo Pixel 4 com base em desenhos esquemáticos que vazaram. Naturalmente, isso fez com que os rumores ganhassem força. Mas, em um movimento sem precedentes, o Google decidiu cobrir a aposta e postar ele mesmo as imagens do aparelho.

Isso é uma grande surpresa por vários motivos. A primeira é que, pelo histórico de lançamentos do Pixel, ainda estamos a quatro ou cinco meses da tradicional janela de lançamento do Google, que geralmente cai no meio do segundo semestre.

Tradução: bom, como parece haver algum interesse, aí está ele! Espere até ver o que ele é capaz de fazer!

Mas talvez a revelação mais importante seja a presença de câmeras traseiras duplas na parte de trás do Pixel 4. Atualmente, o Pixel 3 é o único dos topos de linha que ainda tem apenas uma única câmera traseira. Todos os outros grandes fabricantes de telefones, incluindo Apple, Samsung, Huawei e LG, já atualizaram para módulos com pelo menos duas ou três câmeras (ou mais), muitas das quais têm lentes zoom e grande angular, além da principal.

Esse desenvolvimento pode ter um enorme impacto na fotografia do Pixel 4, já que atualmente o Google depende muito de fotografia computacional. Ela está presente em recursos como o modo retrato, seu modo Night Sight para fotos em situações de baixa luminosidade e Super Res Zoom, que usa software em vez de lentes ópticas para capturar fotos com maior ampliação.

Além disso, se você olhar de perto, além do flash do Pixel 4, há duas outras aberturas para sensores, que podem ser para coisas como o flicker sensor encontrado no Pixel 3. Ele ajuda a evitar bandas coloridas causadas por coisas como luzes LED. Mas ainda há espaço para outro sensor. Rumores indicam que o Google pode adicionar ao Pixel 4 minúsculos radares baseados no Projeto Soli. Eles teriam como objetivo permitir que os usuários controlem o telefone fazendo gestos no ar.

Finalmente, para os fãs do design de dois tons que o Google usou em todos os Pixels anteriores, parece que o Pixel 4 está quebrando a tradição e optando por uma aparência mais simples, de cor única. Dito isso, embora o Pixel 4 na foto oficial do Google esteja em preto, eu ainda esperaria algumas opções de cores diferentes, como o tom “Not Pink” incluído no Pixel 3 e o “Purplish” do Pixel 3a.

Independentemente disso, ainda é um pouco chocante ver o Google soltar uma foto oficial de seu próximo aparelho de topo de linha meses antes do lançamento. Pode ser só uma forma de a empresa retomar o comando, já que nós ficamos sabendo praticamente tudo sobre o Pixel 3 por vazamentos. Se as notícias sobre o Pixel 4 continuarem a pingar lentamente de agora até o meio do segundo semestre, serão longos meses.