por Carlos Rebato

Atualmente, a maioria dos smartphones é basicamente igual. Um pequeno truque aqui, uma pitada de inovação ali – mas, essencialmente, eles são todos idênticos. Este não é o caso do CAT S60, primeiro a vir embutido com a câmera térmica da FLIR. Nós o experimentamos na feira Mobile World Congress, e ele é incrível mesmo.

>>> Caterpillar S60 é o primeiro smartphone com câmera de imagens térmicas integrada

O CAT S60 foi feito para um nicho de usuários: pessoas que precisam de um aparelho robusto que consiga ver além de câmeras normais – isso inclui encanadores, eletricistas, socorristas e afins.

cat s60 handson (2)
É assim que o Predador me vê. Bacana.

O que um técnico treinado pode ver com o sensor do S60? Há várias possibilidades. Por exemplo, se você estiver no meio de um acidente de carro, você pode usar a câmera FLIR para “ver” através da fumaça e localizar corpos feridos.

Se você trabalha com fios e eletricidade, é bastante simples localizar áreas quentes e superaquecidas. E se você é um encanador, é possível ver onde a água quente está vazando, ou onde há um bloqueio em sistemas de aquecimento subterrâneos.

cat s60 handson (1)

Este é um dispositivo para profissionais, mas tem recursos tão legais que qualquer um pode apreciá-lo.

Primeiro, a imagem que você vê quando abre o aplicativo FLIR usa o sensor Lepton (de imagem térmica) e também a câmera comum de 13 megapixels. O aparelho combina os dados de ambos para mostrar uma visualização ao vivo. Isto é extremamente útil, porque a imagem FLIR é geralmente borrada e estranha, então esta combinação oferece o melhor dos dois mundos.

cat s60 handson (3)
A tecnologia MSX permite que o aparelho combine dados do sensor FLIR e da câmera comum. Por isso, você pode apreciar os detalhes arquitetônicos no fundo da imagem.

Em segundo lugar, há um software de termômetro embutido, associado ao sensor Lepton, para que você possa medir o nível de calor em áreas quentes ou frias. Basta tocar em um ponto na tela e pronto. Você também pode tocar em diferentes zonas, e deixar o aparelho calcular a temperatura média entre elas.

cat s60 handson (2)
O sensor térmico mede a temperatura de dois pontos.

Além de gerar informações úteis, o hardware também é projetado para aguentar o que der e vier. Você pode usar o S60 com as mãos molhadas ou com luvas; e até mesmo operá-lo debaixo d’água a até 5 metros durante uma hora, ativando um interruptor bem específico.

cat s60 handson (4)

As especificações são boas: processador Snapdragon 617, 3 GB de RAM, 32 GB de armazenamento expansível por microSD, e tela HD de 4,7 polegadas. Ele roda Android 6.0 Marshmallow; você pode conferir mais detalhes técnicos aqui.

Este é um smartphone de nicho feito para um conjunto muito específico de pessoas, mas espero que a visão de Predador chegue a mais celulares no futuro.

O CAT S60 será lançado em maio nos EUA por US$ 599.

cat s60 handson (5) cat s60 handson (6)

 

Confira abaixo os principais lançamentos do Mobile World Congress 2016: