Como previsto, o Google apresentou hoje não apenas um e sim dois novos Chromecasts. Ambos são impressionantes, e ambos custam apenas US$ 35. Passei um tempinho com eles e essas foram as minhas impressões.

O novo Chromecast é um pequeno disco com um cabo HDMI integrado. Isso é ótimo, e deixa ainda mais fácil conectá-lo à TV do que já era no modelo anterior – mas talvez você queira usar algum tipo de fita adesiva para prendê-lo na traseira da sua TV apenas por motivos estéticos. Tirando isso, a única coisa que você deve saber sobre o hardware é que ele funciona mais rápido do que a versão original.



Novo Chromecast

A melhoria mais significativa está no app do Chromecast. Basicamente, o app original não permitia que você fizesse nada além de conectar ou desconectar seu smartphone do Chromecast. O novo app nivela todas as buscas inteligentes do Google e se torna um hub de conteúdo muito bem feito e funcional.

Novo Chromecast

Ele recomenda conteúdo disponível em apps que você tem no seu smartphone, e se você buscar por, por exemplo, Minority Report, ele permite que você escolha onde quer ver o filme (ou programa de TV). Selecione o que quiser, e ele mostrará todas as suas opções para assistir. Mostrará se é de graça no Netflix, ou duas pratas no Google Play, ou se está em algum app que você ainda não instalou. É rápido e incrivelmente conveniente.

Novo Chromecast

Também consegui testar alguns jogos no Chromecast com Angry Birds Go, um clone de Mario Kart. O modo multiplayer foi ativado, criamos um jogo, e então a tela ficou dividida e nossos smartphones passaram a agir como um volante remoto (pense no controle do Nintendo Wii sendo usado para dirigir um carro em um jogo).

Estávamos em uma rede super congestionada, então a taxa de quadros não era suave como deveria, mas a latência era baixa o suficiente para você conseguir fazer curvas e desviar de objetos sem dificuldade.

Chromecast Audio

Novo Chromecast

Em outra sala eu testei o Chromecast Audio, e não há muito o que dizer, além de que ele funciona como o anunciado e parece excelente. Ele foi plugado em um amplificador Yamaha que estava conectado a um par de alto-falantes, e a música tocou do jeito esperado.

Novo Chromecast

Não consegui testar a reprodução em múltiplas salas, que não estará disponível antes do fim do ano, mas isso deve ser bem útil. Muitas pessoas já têm alto-falantes e aparelhos de som em casa, e não querem trocar todos esses dispositivos por um novo só para ganhar acesso à internet. A solução do Google custa apenas US$ 35 para cada aparelho que você tiver em casa, e é muito tentadora.

Novo Chromecast