Durante anos, os principais destaques de um de smartphones eram processadores mais rápidos e telas melhores. Mas estamos chegando a rendimentos decrescentes, por isso algumas fabricantes resolveram usar truques mais explícitos para chamar a nossa atenção. É o caso do novo S6 Edge.

>>> [Hands-on] Samsung Galaxy S6: tela incrível e traseira de vidro

O Galaxy S6 Edge é basicamente um Galaxy S6 com uma tela curva especial, que se expande como uma pintura de Salvador Dalí por ambos os lados do smartphone. Dessa forma, você tem acesso a pequenos widgets que não ocupam sua tela. É a mesma ideia que no Galaxy Note Edge, porém com duas bordas em vez de uma só.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Você pensaria que segurar o S6 Edge seria um pesadelo, repleto de toques acidentais em ambas as bordas da tela, mas supreendentemente este não é o caso. Na verdade, ele é ligeiramente mais confortável do que o S6 normal, precisamente por causa das bordas curvas.

Com a borda, é possível usar um relógio de baixo consumo de energia, que se acende na lateral para que você possa vê-lo mesmo se o smartphone estiver com a tela para baixo.

A Samsung também adicionou alguns novos truques, como Contatos rápidos (abaixo), para tornar essas bordas curvas mais úteis:

Samsung Galaxy S6 Edge - hands-on

Samsung Galaxy S6 Edge - hands-on (2)

Os contatos que você usa com frequência podem receber uma cor específica. Quando o telefone está deitado na mesa e alguém liga, você pode ver a cor, saber exatamente quem está ligando, e escolher se atende o seu chefe ou não. E se você estiver ocupado bebendo uma cervejinha, pode tocar duas vezes no sensor de frequência cardíaca – próximo à câmera do Edge – e ele enviará uma mensagem de texto pré-determinada que você escolher.

E essas duas bordas criam um visual bem bacana. Eu admito que gostei um pouco mais do S6 normal, mas uma pesquisa rápida entre meus colegas do Gizmodo me coloca na minoria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Há uma diferença entre vender o futuro e apenas confundir pessoas com truques chamativos. Esta borda dupla se encaixa em qual caso? Vou me arriscar aqui e dizer que futuros smartphones devem adotar esse design.

Não estou dizendo que todo smartphone será parecido com o S6 Edge em 2016 e além. Isto pode continuar a ser uma ideia de nicho da Samsung, mas prova que tem o direito de existir. No Note Edge, a borda curva ainda parecia não estar pronta, e deixava o aparelho estranhamente assimétrico (e ruim para os canhotos). Mas, com as bordas em ambos os lados, esses problemas já não existem mais.

Excetuando-se as bordas, as diferenças entre o S6 e o S6 Edge são bem pequenas. Temos aqui uma bateria de 2.600 mAh ligeiramente maior; ele é alguns gramas mais leve; e estará disponível também na cor verde. As principais especificações estão abaixo; saiba mais sobre o Galaxy S6 aqui.

Tela: 5.1″ Quad HD (2560×1440), 577ppi, Super AMOLED, Dual Edge
Processador: Samsung Exynos de oito núcleos (Quad 2.1GHz + Quad 1.5Ghz)
Sistema operacional: Android 5.0 Lollipop
Câmera: traseira de 16MP com estabilização óptica de imagem, frontal de 5MP
RAM: 3GB, LPDDR4
Memória interna: 32/64/128 GB
Dimensões: 142,1 x 70,1 x 7,0 mm, 132g
Bateria: 2.600 mAh com carregamento sem fio

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA
Fotos e GIFs por Michael Hession