Hangouts com os dias contados: Google tira o app da Play Store
Quem baixou, baixou. O Google decidiu remover o aplicativo Hangouts dos resultados de pesquisa das lojas Play Store e App Store. O aplicativo ainda funcionará por algum tempo para quem fez o download previamente, mas novos usuários não terão mais acesso ao app.
A ação já era esperada. Conforme contamos aqui no Gizmodo, o Google anunciou em 2020 que pretendia descontinuar o serviço Hangout e migrar os usuários para o “Google Chat”, algo que começou a ocorrer no mês passado e deve demorar ainda alguns meses para ser concluído.
Apesar do sumiço do aplicativo, revelado pelo site 9to5Google, o Google ainda manterá o antigo domínio do Hangouts online. Porém, no processo de migração, os usuários que tentaram utilizar o serviço clássico, os mesmos serão direcionados automaticamente para o Google Chat.
Adeus ao Hangouts
O movimento engrossa ainda mais a lista de aplicativos de mensagens abandonados pelo Google, como o Allo, em 2016; o Google Talk, em 2017; e, agora, o Hangouts.
Atualmente, o Google está apostando suas fichas nos serviços Google Chat (de mensagens instantâneas), Meet (de videoconferências), e Space (de compartilhamento de conteúdos). Isso pode ser visto na integração dos três serviços dentro do novo layout do Gmail, lançado no mês passado.
O processo de migração está ocorrendo atualmente para os usuários corporativos do Workspace. Por enquanto, o Google ainda não informou o cronograma de transição de usuários das contas gratuitas do Gmail.