Houston, não temos problemas: Tom Hanks visita NASA e astronautas lunares
No último fim de semana, o instituto de pesquisa científica Johnson Space Center, da NASA, em Houston, Texas, deu as boas-vindas a Tom Hanks, que viveu um astronauta em “Apolllo 13” (1995), após o ator se encontrar com quatro astronautas reais da tripulação da missão lunar Artemis 2.
De acordo com uma publicação da agência espacial no X (Twitter), o ator aprendeu sobre a Artemis e “seu plano de levar os humanos mais longe do que nunca”. Ele ainda visitou a sala de controle da missão Apollo e conversou com astronautas a bordo da estação espacial.
Além disso, Hanks conheceu também o Controle de Missão da Estação Espacial Internacional, além de conversar com astronautas da expedição de 1970. A visita marcou o aniversário de um ano do lançamento da Artemis 1, a missão não tripulada que testou com sucesso o foguete SLS (Space Launch System) e a sonda Orion em 2022.
Welcome to Houston, @tomhanks!
The actor stopped by and learned more about @NASAArtemis and its plan to take humans further than ever before. He revisited the historic Apollo Mission Control room and even chatted with a few of the astronauts on board the @Space_Station. pic.twitter.com/nFnXLanj33
— NASA's Johnson Space Center (@NASA_Johnson) November 18, 2023
Em 2024, a NASA pretende visitar a Lua novamente com seus astronautas Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, bem como Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense. Os membros da tripulação do Artemis 2 foram revelados em abril, em uma cerimônia em Ellington Field, próximo ao Johnson Space Center.
Apollo 13
Tom Hanks é conhecido por interpretar o astronauta da NASA Jim Lovell, o comandante da missão Apollo 13, no longa-metragem hollywoodiano de 1995. No drama, três astronautas a caminho de uma missão na Lua sobrevivem à uma explosão, mas precisam retornar rapidamente à Terra, pois correm o risco de ficar sem oxigênio.
Saiba como a mãe do ator Jack Black foi essencial para missão Apollo 13 nesta matéria do Giz Brasil.