Tecnologia

Hyundai apresenta carro que anda de lado; confira

As quatro rodas giram lateralmente ao mesmo tempo, o que permite que o veículo se desloque de lado, como um caranguejo
Imagem: Hyundai

A Mobis, subsidiária da montadora sul-coreana Hyundai, apresentou um veículo durante a CES 2024 que promete agradar motoristas que têm dificuldade para fazer a tão odiada baliza. Tudo porque o modelo é capaz de andar de lado, facilitando o encaixe em locais apertados.

O grande diferencial do automóvel são as quatro rodas que operam de forma independente. O Ioniq 5 possui um mecanismo que possibilita que as quatro rodas girem lateralmente ao mesmo tempo, o que permite que ele se desloque de lado, assim como um caranguejo.

O veículo é capaz de realizar algumas manobras bastante complexas, como girar sem sair do lugar, o famoso “zerinho”, ou rolar as rodas traseiras lateralmente, em uma espécie de “derrapagem segura”, de forma completamente automática, graças ao sistema “steer-by-wire”.

Como dá para ver no vídeo a seguir, o condutor encontra uma vaga na via e consegue estacionar o veículo sem nenhum esforço. Ele necessita apenas alinhar o veículo ao espaço vazio entre os carros e acomodar o automóvel no local deslocando-se lateralmente.

Cada roda possui cada mecanismo de acionamento, de direção, suspensão e freios independentes. Caso esta tecnologia se torne popular, provavelmente não será implementada em automóveis com motores à combustão. Na realidade ela deve ser apresentada mesmo em carros 100% elétricos.

Lee Seung-Hwan, vice-presidente e chefe de engenharia avançada da Hyundai Mobis, revelou em entrevista ao The Verge que o sistema ainda conta com um limitação que impede sua viabilização em carros esportivos: a velocidade. Segundo o executivo, os testes foram realizados a no máximo 80 km/h.

O objetivo da montadora é tornar o mecanismo seguro o suficiente para ser utilizado na velocidade máxima permitida pelas rodovias da Coréia do Sul, 110 km/h, mas Lee reconheceu que isso deve demorar mais alguns anos para acontecer.

O executivo também afirmou que, apesar dos motores adicionais, o consumo de bateria está na média de outros carros da categoria. A expectativa é que o sistema esteja disponível nas rodovias em um período de dois ou três anos.

 

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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