Aqui está algo que você não vê todos os dias.

Em 18 de novembro de 2020, o Solar Orbiter conseguiu capturar três dos oito planetas do nosso sistema solar em um único quadro, de acordo com um comunicado da Agência Espacial Europeia. O vídeo de quatro segundos foi montado a partir de uma série de imagens estáticas tiradas ao longo de 22 horas.

Vênus é o maior e mais brilhante dos objetos, seguido pela Terra e por Marte no canto inferior direito do quadro. O que é particularmente interessante sobre esse ponto de vista é que a sonda está observando o sistema solar enquanto se afasta do Sol e se dirige para Vênus.

Vênus, Terra e Marte, conforme visto pelo Solar Orbiter. Imagem: ESA/Nasa/NRL/Solar Orbiter/SolOHI

Quando as fotos foram tiradas, o Solar Orbiter estava a 48 milhões de quilômetros de Vênus, a 251 milhões de quilômetros da Terra e a 332 milhões de quilômetros de Marte. O Sol está fora de quadro no canto inferior direito, mas seu brilho é claramente visível.

A sonda, uma colaboração entre a Nasa e a Agência Espacial Europeia, estava a caminho de Vênus para uma manobra assistida por gravidade quando as imagens foram tiradas com sua câmera Heliospheric Imager (SoloHI). O Solar Orbiter eventualmente passou por Vênus em 27 de dezembro. Uma série de sobrevoos com a Terra e Vênus trará a sonda para mais perto do Sol e também inclinará seu eixo de órbita de modo que possa observar nossa estrela de diferentes ângulos.

Lançado em fevereiro de 2020 e equipado com 10 instrumentos diferentes, o Solar Orbiter é uma missão para estudar o Sol de perto. As imagens mais próximas já tiradas, feitas em julho passado, mostraram “fogueiras” até então desconhecidas na superfície de nossa estrela, revelando processos estelares que antes não passavam de teoria.

A sonda também está estudando as condições em sua vizinhança imediata, ou seja, o vento solar, ou partículas carregadas, saindo do Sol para o espaço. Os dados resultantes ajudarão os cientistas a prever o clima espacial que pode prejudicar as comunicações e a tecnologia na Terra.