Tecnologia

iPhone 17 pode ter tela antirreflexo que bloqueia a luz do Sol

Tela do iPhone 17 deve utilizar um revestimento mais resistente a reflexos e arranhões, parecido com o do Galaxy S24 Ultra, segundo rumores
Imagem: Ben White/Unsplash/Reprodução

Usar o celular sob a luz solar é um desafio, mesmo com o brilho da tela no máximo. Esse problema deve acabar no iPhone 17, já que a Apple está supostamente trabalhando em uma nova tecnologia de tela antirreflexo para o display do smartphone.

Segundo rumores que surgiram na rede social chinesa Weibo, publicados pelo perfil Instant Digital, o vidro da tela do iPhone 17 terá uma “camada antirreflexo super rígida” que será mais resistente a arranhões do que você pensa”.

Pela descrição, a tecnologia se parece com a Gorilla Armor, desenvolvida pela Corning para os Galaxy S24 Ultra. Além de garantir maior proteção ao celular, o revestimento promete reduzir os reflexos em até 75%, em comparação com vidros tradicionais.

Embora a prometa ser um dos revestimentos mais resistentes do mundo, o Gorilla Armor ainda falha. Recentemente, canais do YouTube mostraram que o Galaxy S24 Ultra reprovou em testes de queda, sendo mais frágil que o Galaxy S23 Ultra.

Tela do iPhone 17 também pode ser fabricada pela Corning

Vale mencionar que a Corning também desenvolve revestimentos para a Apple. O Ceramic Shild, do iPhone 15, é uma dessas tecnologias, sendo “mais resistente do que qualquer vidro de smartphone”, segundo a empresa.

Presentes nos smartphones da Apple deste o iPhone 12, o revestimento que mistura vidro e cerâmica garante mais proteção em caso de quedas. Comparando com o iPhone 11, por exemplo, a resistência pode chegar a ser quatro vezes maior.

Não se sabe se a Apple está planejando adotar o Gorilla Armor na tela do iPhone 17, mas a descrição da tecnologia bate com o vazamento do Instant Digital. A Corning pode, aliás, fornecer à dona do iPhone uma tecnologia equivalente com outro nome.

O componente chegou esta semana às fábricas da China, de acordo com o vazador. Por isso, o iPhone 16 ainda deve estrear com a mesma tecnologia de Ceramic Shield do iPhone 15.

Apple trabalha em tecnologia de ajuste automático da tela

Além de investir em uma tela antirreflexo para o iPhone 17, a Apple parece estar trabalhando em uma tecnologia exclusiva para melhorar a visibilidade dos iPhones em geral. O site Patently Apple descobriu uma patente (número 11934063), registrada nos EUA, de um recurso que ajusta automaticamente as propriedades da superfície do aparelho.

Pelo que parece, a função visa deixar os conteúdos exibidos na tela mais visíveis, mesmo em ambientes muito iluminados.

A patente descreve um mecanismo no qual o iPhone utiliza o sensor de luz ambiente para detectar os níveis de luminosidade. Se estiverem muito altos, o celular aciona um difusor ajustável ou uma camada de tonalidade que aumenta automaticamente o contraste da tela ou altera a tonalidade para melhorar a visibilidade do conteúdo.

Murilo Tunholi

Murilo Tunholi

Jornalista especializado em tecnologia, jogos, entretenimento e ciência. Já passou por grandes redações do Brasil (TechTudo, Tecnoblog, Terra e Olhar Digital) e trabalhou com relações públicas e assessoria de imprensa na Theogames, atendendo à Blizzard Entertainment e mais clientes do mercado de videogames. É apaixonado pela cultura geek, música e produção de conteúdo. Nas horas vagas, é aspirante a artista marcial e cozinheiro.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas