Leitura não é um esporte nacional por aqui, mas mesmo assim temos um grande contingente interessado em livros — inclusive digitais. Uma pesquisa do Ibope constatou que embora 82% dos brasileiros ainda não tenham lido um ebook, já somos quase 10 milhões de leitores de bits e bytes. Ebook, isso ainda vai ser grande no Brasil.



Há potencial para o ebook no Brasil. Outros fatores, além da discrepância entre dos dois números citados acima, reforçam essa previsão otimista. As iniciativas para fomentar o ebook no Brasil lançadas até agora esbarraram todas em um ou outro problema: ou o equipamento era muito caro, ou os ebooks em si, ou a disponibilidade de títulos era baixa ou, ainda, o processo todo muito complicado e/ou burocrático. Muitas vezes, dois ou mais desses impasses se acumulam e o pobre leitor, ah o pobre leitor… O que fazer?

Mas veja: somos 9,5 milhões de brasileiros que já lemos ebooks. Somos 5% da população, mesmo com todas essas adversidades. O primeiro que pintar com um e-reader e ebooks baratos e fáceis de serem comprados tem grandes chances de tomar o nicho para si — afinal, 48% dos entrevistados disseram ter interesse em usufruir da tecnologia na leitura.

Amazon, você tem a sua chance. Não a desperdice e, se possível, não demore muito para tentar. [Exame]