Japonês aposentado transformou o Microsoft Excel em uma ferramenta para criar arte
O Microsoft Excel é um software muito importante para quem trabalhar com números e planilhas, e, para ser sincero eu nunca me dei muito bem com ele. Tatsuo Horiuchi, um japonês aposentado de 73 anos, por outro lado, domina a arte do Excel como poucas pessoas no mundo: ele usa as planilhas e fórmulas para fazer arte.
Quando estava para se aposentar, Horiuchi procurava um desafio para o restante da sua vida. Ele viu então pessoas usando o Excel para criar gráficos, e pensou “”provavelmente eu consigo desenhar nisso.” Ele nunca precisou usar o Excel para trabalhar, mas não demorou para dominar as técnicas do software. E, agora, ele acredita que o Excel é melhor para esse tipo de coisa do que o Paint, o software bem simples da Microsoft para criação e edição de imagens.
A história de Horiuchi não é exatamente nova, e já tem alguns anos que ele brinca de pinturas no Excel. Em 2006, ele ganhou o prêmio Excel Autoshape Art Contest e, ao observar a sua obra e as criações dos seus concorrentes, é fácil notar o abismo que há entre a técnica de Horiuchi no Excel e a dos outros.
Abaixo estão duas das suas obras – Flores de Cerejeira no Castelo Jogo, de 2006, e Kegon Falls, de 2007. Você também pode baixar o arquivo de Excel das duas obras nos links a seguir:
Flores de Cerejeira no Castelo Jogo (2006)
Kegon Falls (2007)
Flores de Cerejeira no Castelo Jogo
Kegon Falls