De vez em quando, vemos uma combinação de tecnologias que realmente faz muito sentido. É o caso do Wi-Fi em lâmpadas: este pode ser o futuro da iluminação.

Testamos a GreenWave Reality Connected Lighting Solution (ufa!), e ele é bem notável. Você simplesmente rosqueia as lâmpadas, pluga a caixinha mágica da GreenWave em seu roteador sem fio, e faz uma configuração rápida em seu dispositivo iOS ou Android. Pronto. Não precisa religar a fiação de casa nem nada.

As lâmpadas LED se encaixam na maioria dos soquetes padrão, e podem ser controladas (individualmente ou em grupo) por um controle remoto, ou por qualquer dispositivo iOS ou Android. Passamos alguns dias com estas lâmpadas, e aqui estão algumas de nossas primeiras impressões.

As lâmpadas fornecem um brilho quente de 2700K, uma cor comparável a lâmpadas incandescentes. É uma luz agradável, que mantém sua cor mesmo quando reduzimos o brilho – sim, você pode regular a intensidade da luz. As lâmpadas LED possuem certificação Energy Star, e consomem apenas uma fração da energia de lâmpadas incandescentes. Em termos de consumo, elas quase equivalem a lâmpadas fluorescentes, porém são muito mais duráveis – não param de funcionar tão cedo.

Nós testamos lâmpadas equivalentes a 40 watts. Elas fornecem uma iluminação muito boa e equilibrada ao cômodo inteiro. A parte superior da lâmpada é um disco que não acende, por isso ela não é exatamente bonita – porém certamente não são feias quanto outras que já vimos.

Como escrevemos há quase um ano e meio, surpreendentemente cada lâmpada tem seu próprio endereço IP (usando IPv6). Isso faz com que cada lâmpada possa ser controlada individualmente, embora possam ser agrupadas. É uma solução extremamente escalável: cada roteador da GreenWave é capaz de controlar até 500 nós individuais. Cada lâmpada funciona como um ponto de transmissão para as outras, o que melhora o desempenho em casas grandes.

Para testá-las, eu coloquei três na minha sala de estar – duas no teto e uma na luminária – mais uma no banheiro. Usando o aplicativo, eu podia nomear cada lâmpada se eu quisesse, ou combinar duas em um só dispositivo elétrico – é o que eu fiz para as duas no teto, o que as fez agir como uma. E você pode criar ícones personalizados para cada lâmpada, tirando uma foto de seu suporte com seu celular, para depois agrupá-las por cômodos, controlando a iluminação de uma área mais facilmente, e de uma só vez.

O controle remoto incluso tem quatro números de grupo, e você pode atribuir lâmpadas ou cômodos a cada um. As lâmpadas LED têm muito mais níveis de adaptação do que fluorescentes, por isso foi possível criar um ambiente com iluminação mais suave.

Você também pode criar regras para as lâmpadas, chamadas “Controles Inteligentes”. Elas podem ser bem simples, como: “ligar as luzes de fora ao entardecer, e desligá-las quando amanhecer”. Você pode até mesmo fazer várias luzes ligarem e desligarem em vários momentos, dando a impressão de que alguém está andando pela casa.

Infelizmente, os aplicativos ainda tem um caminho a percorrer, pelo menos no Android – na verdade, o app ainda está em beta. Ele às vezes fecha de forma inesperada, e nem sempre responde bem aos comandos. Mas depois de configurado, o app conseguia ligar a minha luz do banheiro antes de eu sair da cama, assim eliminando que eu batesse o pé em um obstáculo no chão. E eu podia ligar e desligar as luzes, mesmo a quilômetros de distância da minha casa, o que serviu muito bem para uma pegadinha com minha namorada.

Isso tudo é possível graças à parceria da GreenWave com a NXP, que é responsável pela tecnologia sem fio dentro as lâmpadas e roteadores (e provavelmente pelo chip NFC em seu smartphone), e isto é apenas uma peça de um quebra-cabeça muito maior. Isto faz parte de um sistema que em breve será integrado a termostatos, eletrodomésticos, câmeras IP, sensores de movimento e muito mais.

ATUALIZAÇÃO: A GreenWave revela os possíveis preços:

A GreenWave Reality na verdade é a “marca por trás da marca”, vendendo através de serviços públicos e outros parceiros. Devido a descontos por ser Energy Star e a outros incentivos… não podemos dar um preço exato, mas esperamos que as lâmpadas estejam disponíveis por cerca de US$20 ou menos. O kit completo que você tem deve custar US$200 ou menos.

O kit inclui quatro lâmpadas, o roteador, e o controle remoto.