Querido Lifehacker,

Recentemente atualizei o driver de vídeo e descobri que um monte de outros drivers estão desatualizados. Eu realmente preciso mantê-los todos atualizados sempre? Notarei alguma melhora em desempenho ou recursos se estiver com as últimas versões?



Atenciosamente,
Drivers Desorganizados.

Caro Desorganizado,

Drivers podem ser bem confusos e embora tenhamos falado deles há pouco tempo, há algumas coisas que todo mundo deveria saber sobre como gerenciar seus drivers e quando atualizá-los. Eis as partes mais importantes.

A regra de ouro dos drivers: se não estiverem quebrados, não os conserte

Antes de ficar obcecado por drivers atualizados, você deveria saber que, embora a gente sempre recomende a você manter seus softwares atualizados por questões de segurança e estabilidade, drivers são outra coisa. Ainda que você deva ficar ligado em qualquer atualização de segurança que apareça, versões diferentes de drivers podem trazer problemas de estabilidade, então se o seu hardware está funcionando como o esperado, você estará melhor se não o atualizar, já que nunca se sabe quando o processo dará problema. Raramente você ganha melhoras notáveis em desempenho ou novos recursos de uma atualização de driver, então a menos que você veja nas notas de lançamento que há algo grande, no geral você ficará bem se simplesmente ignorá-la.

Apenas atualize seus drivers se você estiver tendo problemas com o hardware. Digamos que a sua conexão ethernet caia de vez em quando, ou a sua impressora não esteja imprimindo corretamente. Nesses casos, um dos primeiros passos para eliminar suspeitos usuais é garantir que os drivers estão atualizados, já que problemas do tipo podem ter sido corrigidos em uma nova atualização.

A grande exceção a essa regra são os drivers de vídeo. Diferente de outros, os drivers de vídeo são atualizados com frequência e geralmente trazem grandes ganhos em desempenho, especialmente em jogos mais novos. Veja você, uma atualização recente da NVIDIA melhorou o desempenho de Skyrim em até 45% e o driver seguinte outros 20%. Se você joga Skyrim, isso é um ganho monstruoso. Então, quando você vir que a sua placa de vídeo tem um novo driver disponível, veja que melhoras ele oferece — se for uma geral ou em algum jogo que você esteja jogando, você deve atualizar mesmo. Se não, permaneça com o driver atual.

Onde conseguir seus drivers

Então você precisa instalar ou atualizar um driver, mas você geralmente se depara com poucas opções sobre onde consegui-los. Quando você conecta um dispositivo pela primeira vez, o Windows geralmente oferece a instalação de drivers genéricos, os quais provêm as funcionalidades básicas na hora. Para algumas coisas está de bom tamanho, mas você notará que em outras tantas baixar o driver do site da fabricante te dá um punhado de recursos extras. Drivers de som lhe darão coisas como efeito surround virtual ou correção de ambiente, enquanto drivers de vídeo geralmente te dão um painel de controle completo com opções que lhe permitem personalizar o desempenho dos gráficos, recursos como o PhysX da NVIDIA e mais. Geralmente há três lugares onde você encontrará drivers; as diferenças entre eles são:
Baixar driver da NVIDIA.

  • Do site da fabricante do chipset: Este é o primeiro lugar no qual você geralmente olha. A fabricante do chipset é a empresa que o chip original de vídeo ou áudio, por exemplo NVIDIA ou Realktek. Essas empresas geralmente têm os últimos drivers disponibilizados antes de todo mundo. Alguns drivers (como os da NVIDIA) vêm com recursos extras, enquanto outros (como os da Realtek) oferecem apenas os últimos drivers genéricos;
  • Do site da fabricante do hardware: Se você descobrir que está tendo problemas com o driver da fabricante do chipset, ou que ela só oferece drivers genéticos sem recursos extras, sua próxima parada deve ser no da fabricante do hardware. Este é o cara que fez o hardware de verdade, como EVGA ou XGX para placas de vídeo, e empresas como Gigabyte ou MSI para placas-mãe (que costumam incluir coisas como áudio e rede). Se você tiver um notebook, você deve ir direto ao site da fabricante dele, como ASUS ou Lenovo;
  • Direto do Windows: Os drivers genéricos do Windows são, geralmente, o mínimo de que você precisa para trabalhar. Não é o ideal para a maioria das coisas, mas em alguns casos (como no das impressoras) é exatamente o que você quer. Se você for ao site da fabricante da impressora, eles lhe oferecerão apenas um driver que inclui um monte de software que faz um monte de coisas, mas não necessariamente as que você precisa ou deseja. A impressão e recursos de scanner já vêm no Windows, e você não precisa de editores de fotos, serviços na nuvem e outras tralhas que só ocupam espaço e deixam a sua máquina mais lenta. Em vez de pegar os drivers do site da fabricante, apenas pegue-os direto do Windows como descrito acima;
  • Do CD que acompanha o dispositivo: Você quase nunca vai querer fazer isso. Esses drivers provavelmente estão desatualizados desde a época em que você comprou seu computador, então é melhor baixá-los de uma das indicações acima. A única exceção: drivers de rede, se o Windows não os tiver. Obviamente, se você iniciar seu computador e não conseguir acessar a Internet, será impossível baixar drivers. Então instale o da rede que vem no CD, conecte-se à Internet e baixe o restante.

Como atualizar seus drivers

Atualizar driver pelo Windows.Quando o assunto é a atualização em si, o processo é bem simples, Apenas abra o Gerenciador de Dispositivos (clique no menu Iniciar e digite “gerenciador de dispositivos” na caixa de pesquisa) e clicar com o botão direito no hardware que quiser atualizar. Entre em Propriedades e vá à aba Driver. Aqui, você verá a versão do driver instalado. Se você está atualizando através do Windows, clique em “Atualizar Driver” para fazê-lo. Se não, anote a versão do driver e corra para o site da fabricante. Se o número deles é mais novo do que o que você tem, uma atualização está disponível e você ler o que há de novo, se preciso. Então, apenas baixe o instalador dali e execute-o como faz com qualquer outro programa. Quando terminado, você terá drivers novinhos em folha prontos para ajudá-lo a tirar o melhor do seu hardware.

Cordialmente,

Lifehacker

PS: tem outras dicas relacionadas a drivers para compartilhar? Recursos favoritos que encontrou em outra versão de um driver? Divida seus pensamentos e ideias conosco nos comentários.

Foto editada de boroboro , tele52, DVARG e Diagon (Shutterstock).