LinkedIn usa discretamente seus dados para treinar IA; veja como desligar
Após a enorme polêmica envolvendo a Meta — empresa que controla Facebook, Instagram e WhatsApp –, é a vez do LinkedIn passar a treinar modelos de IA generativa próprios com dados de usuários da plataforma. O portal 404 Media descobriu e reportou a informação nesta semana.
“O LinkedIn e suas empresas afiliadas podem usar seus dados pessoais e conteúdos que você cria no LinkedIn para treinar os modelos de IA generativa que criam conteúdos?“, diz a nova opção nas configurações de privacidade da plataforma.
A opção que possibilita o compartilhamento de informações para treinamento dos sistemas de inteligência já vem habilitada por padrão. Porém, a empresa não comunicou a nova prática previamente, o que vem sendo duramente criticado por usuários e especialistas.
Até o momento, os termos de privacidade da plataforma, que é controlada pela gigante Microsoft, não foram atualizados. Aliás, a única região onde a empresa não está coletando dados é na União Europeia, onde as regras para plataformas digitais são menos flexíveis em comparação com outros lugares do mundo.
Como impedir o LinkedIn de usar seus dados para treinar IA
Felizmente, é possível desativar a opção que já vem ativada por padrão de forma bastante simples. Para isso, basta acessar o LinkedIn e clicar em sua foto de perfil, normalmente localizada no canto superior direito da página inicial.
O passo seguinte é clicar em “Configurações em Privacidade” e, logo em seguida, “Privacidade dos dados”. A partir daí, procure pelo trecho “Como o Linkedin usa seus dados” e “Dados para aprimoramento de IA”. Nesta parte, desligue a chave de alternância que aparece ao lado da inscrição “Usar meus dados para treinar modelos de IA para treinar conteúdos”.
Ao portal 404 Media, autor da denúncia, o LinkedIn afirmou que em breve atualizará seus termos de uso a fim de incluir a mudança mais recente adicionada à plataforma.
VEJA TAMBÉM:
- Por que Anitta e outros artistas agora têm perfil no LinkedIn
- Este novo recurso do LinkedIn facilita encontrar um novo emprego