Maior peixe-dourado do mundo morre depois de 20 anos na França
O suposto maior peixe-dourado do mundo, uma carpa laranja apelidada de “a Cenoura”, morreu em Champagne, na França, na semana passada. Embora não se saiba sua idade exata, acredita-se que ele tivesse cerca de 20 anos e que tenha morrido de velhice.
O pescador Andy Hackett, do Reino Unido, bateu um recorde ao encontrar o peixe em novembro de 2022, em Bluewater Lakes, em Champagne. Ele levou cerca de 25 minutos para conseguir tirá-lo de dentro da água.
Na época, o animal ganhou reconhecimento mundial devido à sua coloração incomum e seu enorme peso, de 30 kg. Ele possuía uma cor laranja intensa, enquanto a maioria das carpas grandes são de cores claras ou marrons.
No entanto, o local de pescaria de carpas Bluewater Lakes colocou o peixe no lago pela primeira vez há muito mais tempo: entre 15 e 20 anos antes. Desde então, pescadores viajavam de toda a Europa para tentar capturá-lo – e colocá-lo de volta no lago.
Maior peixe-dourado do mundo deixou filhotes
Após sua morte, o pescador britânico Gary Tardia enterrou a carpa em sua propriedade, onde ergueu uma placa em sua homenagem. Além disso, um porta-voz do estabelecimento disse que o peixe foi um “evento único” e que sua morte “nos destruiu na alma”.
“Esta carpa fez sua própria fama e seguidores por si só. Ela era única, com certeza, e fomos muito abençoados e privilegiados por tê-la residindo em nosso lago”, disse um trecho do texto.
A “cenoura” deixou dois bebês no lago, um deles já pesando 18 kg. Já o outro foi descrito como uma “pequena joia que é um pouco menor, mas tem toda a beleza de sua antecessora”.
“Ela morreu pouco depois da desova, o que é um momento muito estressante para as carpas”, completou Tardi (via Daily Mail).