Manchester City vai lançar cachecol que monitora empolgação de torcedores
É teste pra cardíaco, amigo! O Manchester City anunciou esta semana que está desenvolvendo um cachecol para rastrear a emoção de seus torcedores. Quem vestir o acessório terá a frequência cardíaca, temperatura corporal e estado emocional rastreados durante as partidas do time azul de Manchester.
Pelo menos seis apaixonados pelo clube inglês já testaram a versão beta do adereço. O acessório em azul claro e branco, cores tradicionais do time, está sendo produzido pela companhia de tecnologia norte-americana Cisco — parceira tecnológica do Manchester.
Esses dados são coletados por diferentes sensores. Há um de temperatura, um acelerômetro (capaz de medir a movimentação), um sensor de fotopletismografia — nome chique para frequência cardíaca — e, por fim, um sensor para captar atividade eletrodérmica, ou os impulsos elétricos que passam pela pele.
“O cachecol registra uma série de medidas fisiológicas, nos dando informações concretas para analisar como os torcedores estão se sentindo em diferentes momentos da partida”, disse o clube, em seu site oficial.
Matchday can be a 🎢 of emotions for #ManCity fans!
The @Cisco Connected Scarf plans on capturing them all to bring fans closer to the game than ever before 🙌
Find out more 👇
— Manchester City (@ManCity) July 27, 2022
No programa piloto, o cachecol coletou dados dos torcedores em 120 momentos. “[Esses dados] forneceram às duas organizações informações concretas para analisar como cada torcedor na sala se sentia”, disse a Cisco.
“Usando os dados, seremos capazes de entender os fãs mais do que nunca”, afirmou o diretor de tecnologia da empresa no Reino Unido, Chintan Patel.
O cachecol conectado ainda não está à venda. A expectativa é que seja liberado aos torcedores do Manchester City a partir da próxima temporada da Premier League, que tem início no dia 5 de agosto.