Messi? Anitta? Você pode batizar 20 exoplanetas descobertos pelo James Webb
Já pensou em nomear um objeto celeste com o nome de seu artista favorito? Uma iniciativa da IAU (União Astronômica Internacional) pode tornar isso possível.
A organização lançou a campanha NameExoWorlds 2022, que permitirá a pesquisadores e amantes da ciência escolher os nomes de 20 exoplanetas já identificados pelo telescópio James Webb e as estrelas que eles orbitam.
Não é a primeira vez que a nomeação de astros é aberta ao público. A IAU organizou o primeiro concurso do tipo em 2015, permitindo que a população escolhesse o novo nome de 14 estrelas e 31 exoplanetas. Na época, foram recebidos mais de meio milhão de votos de 182 países e territórios.
Se você parar para refletir, perceberá que dar nome a objetos da natureza já é algo feito pelos humanos desde os primórdios da humanidade. Porém, as primeiras civilizações focaram no que estava aqui na Terra, como mares, rios e montanhas. Agora, a sociedade contemporânea pode olhar para o que está muito acima de nossas cabeças.
Os nomes escolhidos podem ser os mais variados possíveis. Em 2016, por exemplo, a estrela Mu Arae foi rebatizada de Cervantes, e os quatro planetas que a orbitam foram chamados de Quixote, Rocinante, Sancho e Dulcinea – referência ao livro “Dom Quixote”, escrito por Miguel de Cervantes.
Os nomes devem ser propostos em grupos, que podem ser formados por estudantes, professores, astrônomos amadores, cientistas exoplanetários ou qualquer pessoa interessada em participar.
Cada time deverá escolher um sistema composto por planeta e estrela, propondo os dois nomes com explicação e contexto cultural. As equipes devem ainda promover um evento de divulgação astronômica relacionado a exoplanetas.
Assim, nomes de celebridades e personagens como o craque Lionel Messi, a estrela pop Anitta e o bonachão Homer Simpson podem — por que não? — serem homenageados.
Todos os exoplanetas e estrelas já possuem designações científicas, que não serão substituídas pelos nomes vencedores do concurso. Porém, as novas denominações serão sancionadas pela IAU como nomes públicos oficiais, podendo ser livremente usados em todo o mundo. As comunidades responsáveis pelas propostas ganhadoras serão devidamente reconhecidas.
Você pode acessar todas as regras e o formulário de inscrição clicando neste link.