Se você já passou pela frustração de tentar usar a tecnologia de pagamento por aproximação no metrô do Rio de Janeiro com seu MasterCard e descobriu que eles só aceitavam Visa, agora não vai mais ter problemas com isso.

Segundo comunicado da MasterCard, as três linhas e 41 estações de metrô do Rio vão aceitar cartões de crédito e débito, podendo ser utilizados aproximando o próprio cartão ou smartphones, smartwatches e pulseiras que tenham o cartão cadastrado.

Outra novidade é que, desde quarta-feira (19), quem tiver cartões de débito ou pré-pagos Visa também já pode pegar o metrô na cidade utilizando a tecnologia NFC. Quando a novidade foi lançada, em abril do ano passado, apenas a função crédito era aceita.

Segundo a Visa, desde que a tecnologia foi implementada em 2019, dados do MetrôRio de dezembro mostram que foram registradas 4,35 mil utilizações diárias do pagamento por aproximação em dias úteis. Outro levantamento feito pela Visa revela que a estação Carioca foi a que mais recebeu pagamentos desse tipo, seguida por Botafogo, Jardim Oceânico e Uruguaiana. A solução beneficia principalmente turistas estrangeiros, já que cartões emitidos fora do país com as bandeiras Visa e MasterCard também são aceitos.

Com isso, as soluções de pagamento por aproximação vão se expandindo no transporte público. Em setembro de 2019, a MasterCard havia anunciado a implementação da tecnologia em alguns ônibus de São Paulo também.