_Windows

Windows 11 a caminho? Microsoft lança vídeo de 11 minutos antes de evento oficial

O teaser reúne um compilado de sons de inicialização de versões anteriores do Windows. Evento será realizado no dia 24 de junho.

Captura de tela: Microsoft/YouTube

A Microsoft promete novidades para o Windows este mês de junho. E a empresa agora começou a soltar os primeiros teasers daquela que a companhia chama de “a próxima geração” do sistema operacional, incluindo um vídeo de 11 minutos com sons de inicialização da plataforma.

Veja bem: 11 minutos. Exatamente 11 minutos. O Windows 10 é a versão atual do sistema. Agora tire suas próprias conclusões.

O vídeo em questão traz os sons de inicialização do Windows, mas em velocidade reduzida — quase uma experiência do gênero “slo-fi”. O cenário exibido no clipe também vai alternando para fazer referência às principais versões do software, passando de um céu coberto de nuvens às colinas e campos verdejantes. Esses ambientes serviram de inspiração para os papéis de parede de cada Windows.

O “novo” Windows tem sido chamado internamente pelo codinome “Sun Valley”, e deve trazer grandes mudanças visuais para a plataforma. Isso inclui janelas com cantos arredondados, uma nova Microsoft Store e uma repaginada no painel de configurações e ícones do sistema. Até o Word deve ganhar uma nova fonte padrão.

Também são esperadas melhorias de desempenho. Uma delas é a inclusão de ferramentas do recém-descontinuado Windows 10X, versão do sistema construída originalmente para dispositivos com mais de uma tela. Agora, o que foi pensado para esse software está sendo implementado, aos poucos, ao Windows usado por milhões de pessoas.

O que ninguém sabe é se a Sun Valley será uma atualização ao já conhecido Windows 10 ou se servirá como pontapé para um possível Windows 11, embora eu não considere uma coincidência o fato da Microsoft ter divulgado um vídeo promocional com exatos 11 minutos convidando os usuários para acompanhar o maior lançamento do sistema em alguns anos.

O evento poderá ser assistido online no dia 24 de junho, às 10h da manhã no horário de Brasília.

Sair da versão mobile