A Microsoft já confirmou que planeja mais algumas atualizações para o Windows 10 ainda este ano. Mas tem mais: no próximo dia 24 de junho, a empresa fará um evento online no qual promete exibir “a próxima geração do Windows”. A apresentação, que poderá ser assistidas pelos canais da companhia, está marcada para às 10h da manhã, no horário de Brasília.

O evento contará com a participação do CEO da Microsoft, Satya Nadella, e do chefe de produto do Windows, Panos Panay. Embora o convite do evento não traga nenhuma informação específica, Nadella comentou semana passada um pouco do que podemos esperar desse grande update para o sistema operacional.

“Em breve, compartilharemos uma das atualizações mais significativas da última década do Windows para desbloquear grandes oportunidades econômicas para desenvolvedores e criadores. Eu tenho hospedado o sistema sozinho nos últimos meses e estou incrivelmente animado com a próxima geração do Windows”, disse o executivo.

Ao citar “oportunidades econômicas”, é provável que Nadella esteja se referindo, em partes, à uma nova loja de aplicativos para Windows. O rumor é que a companhia vai permitir que os desenvolvedores hospedem qualquer ferramenta dentro da loja, bem como sistemas distintos de pagamento (caso as ferramentas possuam microtransações).

Assine a newsletter do Gizmodo

Outra das principais mudanças que são alvo de especulação é na interface, que internamente tem sido chamada de atualização “Sun Valley”. A Microsoft já vem anunciando alterações no design da plataforma, incluindo nos ícones de sistema — os símbolos do Windows 95, por exemplo, serão substituídos por versões atualizadas.

Também são esperadas melhorias que visam otimizar a performance do Windows. Muitas delas devem ser resultado da integração do recém-descontinuado Windows 10X, versão do sistema construída originalmente para dispositivos com mais de uma tela. Além de elementos visuais, a Microsoft já começou a implementar alguns recursos do 10X no Windows 10, por meio do programa Insider.

[Microsoft, The Verge]