Microsoft Word faz ajuste no app para não cansar a vista; confira

Empresa anunciou a chegada do “modo escuro” na versão web do aplicativo Word. Recurso já estava disponível na versão desktop. Veja mais detalhes
Microsoft Word faz ajuste no app para não cansar a vista; confira
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Microsoft anunciou que pretende liberar em breve uma atualização que incluirá o “modo escuro” na versão Web do aplicativo Word.

Segundo a empresa fundada por Bill Gates, o modo escuro dará uma aparência moderna ao aplicativo, além de oferecer aos usuários a “capacidade de reduzir o cansaço visual e acomodar a sensibilidade à luz de longas horas na tela do computador”.

Por enquanto ainda não há informações sobre como o novo recurso será implementado no Word. De acordo com o roteiro de atualizações da Microsoft, a novidade ainda está em desenvolvimento, mas a disponibilidade estava marcada para maio deste ano, o que significa que o lançamento da novidade é iminente.

Desde 2019, a Microsoft vem anunciando a chegada do modo escuro em seus vários aplicativos de diferentes plataformas, conforme vídeo abaixo. Atualmente, o modo já está disponível na versão desktop da suíte Microsoft Office, no navegador Edge, assim como no sistema operacional Windows 10 e 11.

Modo escuro funciona?

Vale lembrar que ainda não existe um consenso se o modo escuro realmente ajuda a reduzir o cansaço visual. Em entrevista para o site Wired, Anna Cox, professora de interação humano-computador da University College London (UCL), disse não ter “conhecimento de nenhuma evidência robusta de que texto branco em fundo preto reduza a fadiga ocular”.

Inclusive, em um ambiente bem iluminado, uma tela mais escura pode forçar os olhos a trabalhar mais. “Em uma sala escura, as cores mais escuras do modo escuro podem ser percebidas como menos vibrantes e levar as pessoas a gastar mais tempo usando o aplicativo”, diz Aneesha Singh, outra professora da UCL.

Para diminuir o cansaço visual, a recomendação é fazer pausas a cada 20 minutos no uso das telas (do computador ou celular) e observar objetos a pelo menos seis metros de distância, por vinte segundos.

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas