Moby Dick da vida real: veja o flagra de uma cachalote branca na Jamaica

A cachalote foi filmada por marinheiros de navio holandês; ; último registro da espécie foi feito em 2015
Marinheiros holandeses identificam baleia de Moby Dick na Jamaica
Imagem: SOS Dolfijn/Reprodução

No final de novembro, um grupo de marinheiros estava a bordo do navio petroleiro holandês Coral EnergICE quando presenciou algo raro: logo à frente deles estava uma cachalote branca, como a fera descrita em Moby Dick.

A observação da baleia foi feita no mar da Jamaica e registrada por Leo van Toly. Veja o vídeo:

Doorgaans deelt SOS Dolfijn met name nieuws over walvisachtigen in de Noordzee. Maar deze waarneming is uniek en het verhaal ook best bijzonder. Gisteravond ontving SOS Dolfijn medewerker Annemarie van haar zeevarende partner een berichtje dat hij en de bemanning een walvis zien vanaf het schip ter hoogte van Jamaica. Er wordt een filmpje gemaakt en gedeeld voor determinatie. Op het beeld was een witte walvis te zien! Na beoordeling van de beelden is de determinatie van de soort gemaakt: een witte potvis! Ook andere kenners bevestigen de waarneming. Een echte Moby Dick! Witte walvissen zijn hele bijzondere waarnemingen. Potvissen zijn doorgaans donkergrijs van kleur. Een volwassen potvis kan wel 18 meter groot worden. Van de witte potvis is de lengte geschat op 10 meter groot. De bijzondere waarneming werd zelfs opgepakt door The Guardian: https://www.theguardian.com/environment/2021/nov/30/white-sperm-whale-rarest-animals-captured-on-film-jamaica

Posted by Stichting SOS Dolfijn on Tuesday, November 30, 2021

As imagens da cachalote foram enviadas à SOS Dolfijn, organização que luta pela preservação das baleias nos Países Baixos. Com auxílio de especialistas, confirmaram a identidade do animal e depois compartilharam a novidade em sua página no Facebook.

Como é a cachalote

As cachalotes costumam apresentar coloração cinzenta, preta ou castanha, mas essa em questão era branca, como aquela descrita no livro de Herman Melville. A cor é resultado do albinismo ou leucismo, ambas condições que afetam a capacidade das baleias de produzir o pigmento melanina.

É difícil estimar o quão raras são as cachalotes brancas, já que não há registro da quantidade desses animais que está vagando por aí. Além da imensidão do oceano, têm-se o problema de que essas baleias são muito esquivas e conseguem se manter nas profundezas do mar por longos períodos de tempo. 

Última vista foi em 2015

O último avistamento documentado de uma cachalote branca ocorreu em 2015, na ilha italiana da Sardenha. Outros animais como este parecem ter sido vistos nos últimos anos na Dominica (Caribe) e nos Açores (Portugal), mas não há provas.

As cachalotes são os maiores animais com dentes que existem, podendo chegar aos 18 metros de comprimento. Vale lembrar que em Moby Dick, o Capitão Ahab procura pela baleia para se vingar por ela ter tirado sua perna.

Junto à baleia-azul, ela também possui o maior cérebro dentre os animais, o que permite um nível complexo de comunicação, com diferentes dialetos e transmissão de cultura intergeracional. 

As cachalotes estão listadas como vulneráveis à extinção, mas o número de membros da população é inexato. De acordo com a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), faltam dados sobre a espécie para chegar a tais conclusões. 

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas