Rumores dizem que o Reddit pode ser a mais recente plataforma online a criar um recurso de áudio como o aplicativo de bate-papo por voz Clubhouse.

O Reddit está trabalhando discretamente em um recurso de bate-papo por voz para moderadores, disse uma pessoa familiarizada com o assunto em uma reportagem do Mashable na sexta-feira (9). Em entrevista ao site, a fonte descreveu o desenvolvimento da ferramenta como confidencial e ainda em seus estágios iniciais.

Se o bate-papo por voz algum dia se tornar realidade na plataforma, ele provavelmente será lançado como um “power-up” do Reddit, uma iniciativa que a empresa lançou no ano passado para experimentar novos recursos baseados em assinatura específicos para subreddits individuais.

Em seu anúncio inicial, o Reddit listou vários exemplos desses recursos, chamados de power-ups, como a “capacidade de fazer upload e streaming de vídeo com qualidade HD”, “o dobro de limites de arquivo de vídeo”, “GIFs nos comentários”, entre outros. Os subreddits podem desbloquear essas vantagens depois que um número suficiente de seus membros adquirir assinaturas de power-up mensais, sendo que o limite mínimo para cada comunidade é determinado de acordo com seu tamanho.

Na época, o Reddit deixou claro que queria ouvir as sugestões dos usuários para melhorias futuras.

“O novo experimento ajuda a criar uma estrutura que nos permite adicionar recursos ‘bons e necessários’ para subreddits”, disse a plataforma em seu anúncio em agosto. “Estamos começando com alguns recursos escolhidos a dedo e esperamos adicionar mais à medida que recebermos sua opinião e das comunidades que optaram por participar de nossos primeiros testes.”

Diante do hype dos serviços de áudio em redes sociais nos dias de hoje, eu suspeito que “chat por voz” foi um tópico popular na lista de sugestões. No entanto, eu entendo por que o Reddit prefere manter as coisas em segredo por enquanto, dado o fracasso que foi a sua tentativa de introduzir salas de bate-papo no ano passado. Resumindo: o Reddit empurrou o recurso sem aviso prévio e aparentemente sem considerar a moderação, já que os moderadores do subreddit não podiam desativar o bate-papo ou controlá-los. Foi um desastre.

Assine a newsletter do Gizmodo

O Reddit não respondeu imediatamente ao pedido de comentário do Gizmodo até a data de publicação deste post.

O tempo dirá se essa moda de chat com áudio é apenas passageira, mas o que está claro é que o mercado está ficando saturado rapidamente. O Clubhouse inspirou vários imitadores desde seu lançamento em março de 2020, com Twitter, LinkedIn, Slack e a controladora da TikTok, Bytedance, supostamente correndo para lançar seus próprios recursos de bate-papo com áudio. O Facebook também começou o teste beta de seu clone do Clubhouse, uma plataforma de perguntas e respostas chamada Hotline, esta semana.