Na surdina, a Motorola desistiu de seu conceito Webtop: ele permitia conectar o smartphone a uma base (lapdock) que se transformava em um laptop leve. Infelizmente, ninguém comprou.

O conceito foi lançado na CES em 2011 junto ao Motorola Atrix, e dizia oferecer uma “experiência completa de PC” em um dispositivo fino, que funcionava apenas com o smartphone.

Na época, ficamos empolgados com a integração do smartphone ao formato tradicional do PC. Mas a realidade ficou longe da expectativa: o lapdock era só um netbook piorado e caro. Era uma ideia vagamente interessante, mas oferecia funcionalidade limitada demais pelo preço – por isso não vendeu bem.

O software Webtop também oferecia uma interface personalizada ao conectar o smartphone à TV. Com o Ice Cream Sandwich, ele foi removido: agora, você só vê a própria interface do ICS na TV.

Rumores dizem que o Webtop foi removido após ordem direta do Google, dona da Motorola. E a Motorola diz à CNET que o foco agora será em “melhor duração de bateria, 4G LTE, e em garantir as últimas atualizações do Android em seus smartphones mais recentes”. Ótimo!

A Motorola/Google matou o Webtop, mas a ideia de transformar o smartphone em laptop continua – com o Clambook, por exemplo. Vejamos se desta vez dá certo. [CNET]