Os musicais sempre conseguem cativar e encantar as pessoas, seja pela trilha sonora ou pelos seus intérpretes. Por isso, o Gizmodo Brasil preparou uma lista completa com os títulos disponíveis no catálogo do Disney+ para você curtir na segurança de sua casa. Confira:

Hamilton

Criado por Lin-Manuel Miranda em 2015, Hamilton é considerado um dos maiores e melhores musicais já vistos na Broadway. Inspirado na biografia do historiador Ron Chernow sobre o primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Alexander Hamilton, o musical apresentada composições cantadas em rap e hip-hop, o que tornou a experiência totalmente revolucionária, além da diversidade do seu elenco, com a maioria sendo não-branca. Com momentos entusiasmados e outros bem emocionantes, a obra consegue te transportar para o universo apresentado. Como disse um dos atores do elenco à Time, o musical tem o objetivo de “iluminar todos os jeitos que somos semelhantes, e não diferentes”. Vale a pena conferir!

High School Musical 

É impossível não citar a trilogia e as outras obras criadas a partir do universo de High School Musical que marcaram uma geração de jovens. O primeiro filme estreou em 2006 e garantiu um sucesso estrondoso quando sua primeira faixa, “We’re All In This Together“, ganhou repercussão entre as pessoas que já consumiam as produções do canal Disney Channel. Assim, se sucedeu os outros três filmes. E, 10 anos depois, surgiram outras obras que se inspiraram na trajetória dos personagens Troy, Gabriela, Sharpay, Ryan, Chad, Taylor e Kelsi. Para você não ficar confuso na cronologia, segue a ordem dos filmes: High School Musical (2006), High School Musical 2 (2007), High School Musical 3 (2008), High School Musical: O Musical (2019).

A fabulosa aventura de Sharpay

E falando de High School Musical, também temos um spin off sobre a história da personagem Sharpay Evans (Ashley Tisdale), que se tornou uma das mais queridas pelos fãs dos filmes. Na história, ao participar de um evento de caridade junto com seu cachorrinho Boi, a patricinha é notada por um olheiro, que afirma que ela possui muito talento para alcançar o estrelato. Assim, Sharpay fica deslumbrada pelas palavras e sua busca por se tornar famosa se tornam ainda mais forte. Contudo, ela vai acabar percebendo que nem tudo é o que parece e que esta trajetória pode ser bem complicada e reservar várias surpresas.

Glee

Criada por Ryan Murphy (o mesmo da série American Horror Story), Glee ficou mundialmente conhecida por apresentar ao longo de suas seis temporadas, versões diferenciadas de grandes sucessos da música, desde clássicos como “Somebody to Love” do Queen e “Don’t Stop Believin’” do Journey até os contemporâneos como “Valerie” de Amy Winehouse e “Toxic” de Britney Spears. A cada episódio, você pode conferir até três covers especiais, além dos assuntos relevantes que a série busca trabalhar, como bullying. Vale a pena maratonar e formar a própria playlist com suas versões favoritas.

Acquaria

Cada época de nossa cultura brasileira nos proporciona uma obra que se torna atemporal. E não foi diferente com Acquaria, lançado em 2003. Repercutindo o sucesso da dupla Sandy & Junior, o filme que foi o mais caro já feito na história do cinema nacional naquela época, traz uma obra de ficção cientifica em que os sobreviventes precisam buscar uma forma de viver em um mundo sem muitos recursos, uma vez que as ações dos humanos o tornou quase inabitável. Com referências a filmes como Waterworld: O Segredo das Águas (1995) e Mad Max (1979), a obra se destaca pelas músicas, incluindo o hit “Encanto”.

Aladdin

Lançada em 1992, a animação é conhecida não apenas pela sua história, trilha sonora e personagens icônicos, mas também por fazer parte, junto de outros títulos, do chamado Renascimento da Disney, a era do estúdio entre 1989 e 2000 que trouxe filmes de grande apreço por parte do público e crítica. Caso você nunca tenha assistido ao filme e desconheça seu enredo, a Disney tem um resuminho bem interessante e que com toda a certeza, vai atiçar sua curiosidade. Confira:

Anastasia

No filme, inspirado na história de uma das filhas do czar Nicolau II, Anastásia Romanov, somos apresentados a Dimitri e Vladímir, dois sujeitos que buscam uma impostora para representar a perdida princesa Anastasia, e assim, conseguir o dinheiro da recompensa. Quando eles se deparam com Anya, uma jovem órfã, sentem que encontraram a pessoa certa. Mas quão certos eles estão? No meio deste percurso, eles ainda vão precisar lidar com a magia sombria do vilão Rasputin, que quer acabar com a última descendente dos Romanov. Com duas indicações ao Oscar, a obra segue sendo uma obra clássica, especialmente pela música “Journey To The Past”, que ganhou uma versão cantada em português pela cantora mexicana Thalia.

A Bela e a Fera

Uma das obras de maior prestígio da Disney, o filme apresenta a história de amor entre Bela e a Fera, um príncipe que foi transformado nesta figura animalesca por conta de uma maldição. Sendo a primeira animação a ser indicada ao Oscar de Melhor Filme, em 1992, o filme conta com uma trilha sonora impecável, com inúmeros números musicais inesquecíveis, dentre eles a cena da valsa no castelo da Fera ao som de “Beauty And The Beast”, que você pode conferir abaixo na versão em português.

Black is King

O conceito de álbum visual surgiu faz alguns há anos atrás, quando a banda The Who lançou o filme Tommy para divulgar seu disco de mesmo nome. Mas Black is King eleva este conceito a um nível totalmente novo, com uma estética única e belíssima. Com apresentação de músicas do seu álbum que foi inspirado no filme O Rei Leão, no qual Beyoncé dublou a personagem Nala. Com participações especiais como a cantora Kelly Rolland, o rapper Kendrick Lamar, a modelo Naomi Campbell e de sua filha, Blue Ivy, Black is King se torna uma das produções mais especiais do catálogo do Disney+.

Folklore: The Long Pond Studio Sessions 

Ao lançar seu novo álbum de estúdio titulado Folklore, a cantora Taylor Swift bateu diversos recordes e inclusive foi a vencedora na categoria de Melhor Álbum do Grammy 2021,  tornando-se a única mulher da história a ser indicada e vencer nesta categoria por três vezes. Neste show intimista, Swift se junta aos produtores do álbum Jack Antonoff e Aaron Dessner e presenteia seus fãs com versões únicas das 17 músicas que compõe o disco, como “Cardigan”, “August” e “Exile”, que conta com os vocais de Justin Vernon da banda Bon Iver.

Caminhos da Floresta

O filme conta, a princípio, a história do padeiro (James Corden) e sua esposa (Emily Blunt), que queriam desesperadamente ter um filho. Mas, ao descobrirem que a infertilidade está associada a uma maldição antiga lançada pela Bruxa (Meryl Streep) sobre o pai do padeiro, os dois fazem um trato com a vilã, que pede que eles busquem quatro itens para ela: uma capa vermelha como sangue, um sapato puro como ouro, uma vaca branca como o leite e um cabelo dourado como milho. Assim, com uma mistura de vários contos de fadas dos irmãos Grimm e uma trilha sonora encantadora, vamos sendo guiados a trajetória deste casal em busca de sua possível felicidade.

A Noviça Rebelde

Baseado no livro de memórias The Story of the Trapp Family Singers, de Maria von Trapp, a história traz como personagens principais Maria e o Capitão von Trapp, interpretados por Julie Andrews e Christopher Plummer, respectivamente. A jovem mulher, que estuda para ser freira, passa a morar na casa do oficial da marinha viúvo e aposentado quando é enviada para se tornar governanta de seus sete filhos. Mas, conforme ela se apega e se apaixona pelas crianças, além do próprio von Trapp, começa a questionar seu destino. É impossível não reconhecer a bela história de amor e autodescobertas que o enredo desta obra trabalha, especialmente com a trilha sonora como um belo complemento, como na cena em que Maria canta a música “Do-Re-Mi” para as crianças. Um filme inspirador para conferir por mais de uma vez.

Camp Rock

Quando Mitchie (Demi Lovato) consegue realizar seu sonho de participar de um acampamento de música, ela descobre que muitos dos campistas têm pedigrees famosos. E, logo após um encontro com dos cantores do grupo Connect 3, que são interpretados pelos irmãos Joe, Nick e Kevin Jonas (os Jonas Brothers), ela começa a perceber que para trilhar seu próprio caminho, vai precisar de uma boa dose de coragem e confiança para mostrar todo o seu talento. A versão que está disponível ainda traz um cena final bônus e um conteúdo extra sobre o elenco e os bastidores da produção. A sua continuação Camp Rock 2: The Final Jam também está no catálogo do streaming.

The Cheetah Girls

Baseado nas séries de livros de mesmo nome da autora Deborah Gregory, a obra apresenta 4 adolescentes de Nova York que enfrentam os desafios de crescer enquanto cantam, dançam e sonham com o sucesso. O grupo que elas formam, chamado de Cheetah Girls, está ensaiando para o concurso de talentos da escola, quando são descobertas pelo famoso produtor musical Jackal Johnson (Vincent Corazza). Mas, elas logo percebem que a grande oportunidade não era exatamente o que esperavam e o caminho do estrelato pode abalar a amizade delas. Sendo um dos filmes de maior sucesso da Disney no começo da década de 2000, traz ótimas músicas, como a chiclete “Amigas Cheetahs”. Uma curiosidade: uma das produtoras do filme foi ninguém menos do que Whitney Houston.

Viva: a vida é uma festa

Exaltando a cultura mexicana e com um elenco totalmente composto por latinos, esta animação traz como pano de fundo o feriado do Dia dos Mortos, marcado por muitas cores e músicas, algo que o próprio filme traz consigo como uma forma de identidade. Na história, acompanhamos o pequeno Miguel Rivera, que sonha em ser um músico como o seu ídolo, Ernesto de La Cruz. Porém, como sua família renega a música, ele parte em uma jornada para buscar viver daquilo que realmente ama. Contudo, ele acaba indo parar no Mundo dos Mortos, onde forma uma parceria com Hector, que procura ajuda para visitar seus parentes vivos pela última vez. É uma história que fala de ancestralidade, família, memórias e sonhos. Bem divertido e com uma excelente trilha sonora.

Cinderela

Assim como vários títulos desta lista, esta animação de 1950 é um dos clássicos do estúdio. Cerca de 90% dele foi feito usando modelos de ação ao vivo, sendo as atrizes Helene Stanley (modelo live-action da personagem) e Ilene Woods (voz da personagem) as principais inspirações para compor a aparência e trejeitos que tão bem conhecemos hoje. A história mostra uma jovem que convive com sua madrasta e meias-irmãs, que fazem com que sua vida não seja nada fácil. Mas tudo muda quando Cinderela conhece sua fada madrinha, que a ajuda a ir ao baile do reino em que mora. Assim, quando conhece o príncipe, surge a faísca do amor para ambos, que é interrompida com o badalar da meia-noite. E a partir do sapatinho de cristal perdido, a vida de Cinderela tem uma reviravolta.

Clouds

Nesta história verídica inspiradora, o jovem músico Zach Sobiech descobre que o seu câncer se espalhou e que lhe restam apenas alguns meses de vida. Com o tempo limitado, ele segue o seu sonho e cria um álbum, sem saber que em breve se tornaria um fenômeno. A música de Zach dá um novo significado à sua vida e o ajuda a encontrar a forma perfeita de se despedir: com uma canção que será ouvida pelo mundo inteiro. Uma obra bem tocante e com músicas que refletem a delicadeza do assunto retratado.

Descendentes

Em um reino idílico atual, o benevolente filho adolescente da rainha e do rei está prestes a assumir o trono. Sua primeira proclamação: oferecer redenção aos filhos problemáticos de Cruella, Malévola, a Rainha Má e Jafar, que foram presos em uma ilha proibida com todos os outros vilões, companheiros, madrastas e irmãs adotivas. Assim, os descendentes dos vilões, Carlos (Cameron Boyce), Mal (Dove Cameron), Evie (Sofia Carson) e Jay (Booboo Stewart), respectivamente, são autorizados a frequentar a escola ao lado dos filhos de figuras icônicas da Disney, como Fada Madrinha, Bela Adormecida, Rapunzel e Mulan. E a partir deste ponto, eles se encontram em um dilema: seguir o caminho dos seus pais ou ir para o “lado bom da força”? Pra saber a resposta, só assistindo a obra.

Frozen

Esta lista não estaria correta sem Frozen. Além de ser uma das produções de maior alcance mundial do estúdio, traz a famosa música “Let It Go” (também conhecida como “lerigou” por aí), que ainda hoje é lembrada não somente por crianças, como também por jovens e adultos. A história mostra a destemida princesa Anna, que acompanhada por um vendedor de gelo chamado Kristoff e o boneco de gelo Olaf, parte em uma jornada por perigosas montanhas de gelo na esperança de encontrar sua irmã, a rainha Elsa, e acabar com a terrível maldição de inverno eterno, que está provocando o congelamento do reino.

Alô, Dolly!

Barbra Streisand é uma das maiores atrizes de musicais que existem, especialmente quando você confere sua filmografia. Nesta obra, que ainda conta com a direção de Gene Kelly (Cantando na chuva), temos a jovem viúva “casamenteira” Dolly (Streisand), que é contratada por um rico e mal-humorado comerciante do interior chamado Horace Vandergelder (Walter Matthau) para lhe arranjar uma esposa na cidade grande. Ela então o apresenta para Irene (Marianne McAndrew), uma elegante dona de chapelaria. Entretanto, depois de muitas armações e confusões envolvendo os noivos e os empregados deles quando todos se encontram na cidade grande, a própria Dolly tenta conquistar o bom partido. O elenco ainda conta com o cantor e ícone do jazz Louis Armstrong, responsável por músicas como “What a Wonderful World” e a versão americana de “La vie en rose”.

Hércules

Ao trazer parte da mitologia grega para o filme, a obra de destaca pela contação de histórias e a excelente trilha sonora. Como o próprio nome já anuncia, a história segue a vida de Hércules, filho de Zeus e Hera, ambos Deuses do Olimpo. Mesmo que no mito real o semideus seja filho de uma mortal chamada Alcmena com o pai dos Deuses, no filme, ela aparece como sua mãe adotiva, devido a todo o contexto criado pelo roteiro. Dentre as músicas de maior sucesso desta obra, estão “Go The Distance”, que recebeu indicação ao Oscar de Melhor Canção Original, e “Zero to Hero”.

O corcunda de Notre Dame

Inspirado na obra de mesmo nome do autor francês Victor Hugo, a trama gira em torno de Quasimodo, o sineiro deformado de Notre Dame e sua luta para ganhar aceitação e respeito na sociedade. É um filme que, apesar de a animação passar um tom mais leve, traz em sua essência uma história triste, algo que pode ficar mais claro em alguns números musicais, como na cena em que Quasimodo canta junto do arquidiácono Claudio Frollo, carregada de significados para os personagens e o caminho que cada um vai percorrer ao longo do filme.

Lemonade Mouth: Uma Banda Diferente

Quando um grupo de calouros desorganizados se encontram pela primeira vez na detenção do colégio, parece que eles não têm nada em comum. Contudo, através da música, eles formam um vínculo inquebrável e descobrem que têm os ingredientes de maior banda de garagem do ensino médio na história. Deste modo, Olivia (Bridgit Mendler), Stella (Hayley Kiyoko), Mohni (Naomi Scott) e Charlie (Blake Michael) terão que aprender a se apoiar uns nos outros se quiserem reservar os show dos seus sonhos.

O Rei Leão

Quem nunca se emocionou ao assistir a cena em que o bebê Simba é erguido por Rafiki para todos os animais habitantes na área em que seu pai, Mufasa, é o rei? Mas aposto que a trilha sonora teve um papel bem fundamental. Ao longo deste filme, isto acontece muito, como na clássica “Hakuna Matata” em que vemos os personagens Timão e Bumba apresentando um outro lado da vida animal para um Simba perdido e triste pela morte de sua figura paterna. Se formos citar as cenas icônicas, daria uma postagem exclusiva, mas vamos te deixar com um gostinho a mais para ir curtir esta obra no Disney+.

A Pequena Sereia

A história da princesa insatisfeita com a vida no fundo do mar e curiosa sobre o mundo na terra, que se apaixona por um príncipe humano e faz um acordo com Úrsula, a bruxa do mar, para transformar-se em humana é uma das favoritas de muitas pessoas que acompanham os lançamentos do estúdio. Assim, com muita coragem e determinação, junto a seus amigos Linguado e Sebastião, Ariel embarca numa grande aventura para realizar seu sonho.

Lizzie McGuire

Confira nesta comédia romântica estrelada pela cantora e atriz Hilary Duff as confusões da personagem Lizzie McGuire. Tudo começa quando ela e seus amigos arrumam as malas para viajar para a Itália. A viagem se transforma em um conto de fadas quando ela se apaixona por um jovem chamado Paolo, um cantor italiano que a confunde com uma ex-namorada. De repente, Lizzie se transforma em uma sensação internacional e deve escolher entre seus amigos e sua nova vida. Um adendo: não deixe de ouvir a música “What Dreams Are Made Of”!

Moana – Um Mar de Aventuras

Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo da Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais do seu passado e ajudar sua família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo. É um filme que fala de origem, família e passa uma mensagem muito positiva sobre sonhos.

Programa de Proteção para Princesas

O mundo da realeza entra em choque quando a doce Rosalinda (Demi Lovato) entra para o Programa de Proteção para Princesas e vai morar na casa de sua prima Carter (Selena Gomez), uma menina bem diferente dela. Em uma verdadeira inversão de papéis, Rosie aprende como agir como uma garota comum, enquanto Carter encontra em si o seu lado princesa. Assim, elas descobrem o que têm em comum e aprendem que a verdadeira amizade é para sempre. Confira no vídeo abaixo alguns trechos do que você vai curtir neste filme.

Enrolados

Se tem um filme da Disney que é unânime no favoritismo é Enrolados. Na trama, quando o criminoso mais procurado — e charmoso — do reino, Flynn Rider, se esconde em uma misteriosa torre, a última coisa que ele espera é encontrar Rapunzel, uma garota espirituosa com um superpoder incomum: 21 metros de cabelo dourado e mágico. Juntos, o casal parte em uma fantástica jornada recheada de heróis surpreendentes, muita risada e expectativas.

E aí, se interessou por essas dicas de musicais? Então clique aqui e assine o Disney+ já! Assinando pelo nosso link, você não paga nada a mais e o Gizmodo Brasil ganha uma pequena comissão.