Não congele: 7 alimentos proibidos de se colocar no freezer
Você já viu aqui no Giz Brasil sobre as coisas que deve evitar na pia da cozinha, bem como formas de guardar queijos sem estragar. Mas sabia também que existem alimentos que não podem ir para o freezer?
Black Friday
Ar-condicionado Split Inverter SamsungCom o objetivo de prolongar a duração da comida, é comum que as pessoas as congelem para consumir depois. Porém, em alguns casos, isso não funciona.
Na verdade, para alguns itens, é melhor apenas embalar a vácuo ou comer logo, antes de ter que descartar tudo. Por isso, veja abaixo 7 tipos de alimentos que não podem ir para o freezer:
1. Laticínios líquidos, em creme ou na forma de queijos
Leites, iogurtes, cremes (incluindo o creme de leite)… a maioria dos laticínios não pode ser congelada, pois a água e as proteínas tendem a se separar quando são colocados no freezer. Então, não há como fazê-los voltar ao seu estado anterior, e você pode acabar com um alimento granulado, aguado ou coalhado. O mesmo vale para sobremesas com recheios de creme, embora leites de nozes e sorvetes (o último devido ao alto teor de açúcar) sejam exceções.
Já no caso dos queijos, a textura também muda, principalmente dos curados, que podem alterar sua atividade orgânica, já que são organismos vivos. Apesar disso, alguns deles, como o cheddar, por exemplo, podem suportar o ar frio se bem vedados.
2. Macarrão e arroz cozidos
A água do macarrão e do arroz “estoura” as células dos alimentos, deixando-os pastosos e pegajosos de uma forma irrecuperável. Apesar disso, a prática não oferece grandes riscos. Porém, a melhor alternativa para o arroz, que é mais durável, é selá-lo a vácuo para manter a umidade fora antes de ir ao congelador.
3. Frutas e alguns vegetais
Vegetais usados em saladas, como alface e pepino, por exemplo, não vão bem no freezer. No caso do tomate, aipo e do repolho, entretanto, é aceitável congelar, mas não ficam adequados para refeições cozidas. Vale lembrar que os com alto teor de água, incluindo agrião, escarola, alface, pepino e rabanete, ficam moles ao descongelar. A boa notícia é que, para a maioria dos vegetais, ferver por até três minutos antes de congelar pode ajudar.
Entre as frutas, o abacate também não funciona no freezer, já que começa a escurecer conforme descongela. Assim como ele, as frutas cítricas também não servem para congelar.
4. Frituras
Quando congelado, um alimento frito perde sua melhor característica: a crocância. Além disso, o óleo não congela completamente e pode estragar antes, causando risco de intoxicação alimentar. Atenção, aliás, com as batatas, até mesmo em outras formas, como purê, que ficará com uma textura intragável ao se separar do amido. No entanto, você ainda pode congelar batatas cozidas, pois grande parte da água é extraída no cozimento.
5. Ovos
Ovos com casca nunca podem ir ao congelador, correndo o risco de que eles endureçam, quebrem e vazem. O mesmo vale para condimentos à base de ovos, como maionese, que ficam difíceis de espalhar. Contudo, é possível quebrá-los, bater as claras e gemas e conservá-las em recipientes. Se separadas, é recomendável adicionar uma pitada de sal e 1 colher e meia de chá de açúcar para cada quatro gemas para melhorar a consistência. Também é seguro congelar ovos cozidos, mas saiba que a textura não será a mesma.
6. Bebidas em garrafa ou lata
Essa é simples: se congeladas, bebidas em garrafas ou latas se tornarão borbulhantes. Para deixá-las bastante frescas, o melhor a se fazer é gelar por até 10 minutos, antes que congelem (ou mesmo explodam).
7. Carnes curadas
Por fim, na lista de alimentos proibidos no freezer estão as carnes curadas. Isso porque, quando congeladas, podem ficar rançosas devido ao alto teor de gordura e à presença de sais de cura. Por isso, recomenda-se um tempo máximo de armazenamento de um a três meses. Além disso, embalagens abertas de bacon nunca podem ser congeladas.
Aliás, saiba quanto tempo cada carne pode ficar guardada na geladeira nesta matéria do Giz Brasil.
O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.