Ciência

Não são só pegadas: veja coisas estranhas deixadas na Lua por astronautas

Cada missão deixou coisas peculiares na Lua, mas todas mantiveram uma tradição, que começou com a Missão Apollo 11; confira
Imagem: NASA/Divulgação

Há 55 anos, o homem pisou na Lua pela primeira vez. Mas, além de pegadas, os astronautas deixaram algumas coisas na Lua – e muitas dessas são relativamente “estranhas”. Confira a seguir.

whatsapp invite banner

Aliás, não foi apenas a tripulação da Apollo 11 que visitou a Lua. Você sabia que 12 astronautas já estiveram na Lua em missões da NASA entre 1969 e 1972?

Pois bem, esses 12 astronautas não só trouxeram coisas da Lua para a Terra, mas também deixaram itens por lá, como experimentos científicos, ferramentas, mochilas, botas e alguns “presentes”, que incluem fezes.

Há 96 sacos de cocô de astronautas na Lua, que, inclusive, interessam cientistas aqui na Terra, com o objetivo de estudar como as condições lunares afetaram os excrementos.

Além disso, cada missão deixou coisas peculiares na Lua, mas todas mantiveram uma tradição, que começa com primeiros da Missão Apollo 11, os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, e se encerra na a Apolo 17, em 1972.

Bandeiras

Bandeiras dos EUA foram coisas deixadas por todos astronautas na Lua

Imagem: NASA/Divulgação

As bandeiras dos EUA é umas das coisas que todos os astronautas deixaram no solo da Lua. A tradição começou em 1969, comemorando 55 anos neste sábado (20), quando Neil Armstrong e Buzz Aldrin colocaram a bandeira norte-americana na Lua.

A tradição surgiu por uma decisão de última hora dos astronautas da Apollo 11, mas todas cinco missões posteriores fincaram bandeiras na Lua.

Uma curiosidade é que a última bandeira fincada na Lua voltou à Terra, sendo enquadrada no escritório da Mission Control.

Já as bandeiras deixadas lá já devem ter desaparecido devido às condições da Lua.

Como são feitas de nylon, as bandeiras se desintegraram após cinco décadas de exposição à intensa radiação ultravioleta e às extremas temperaturas da Lua.

Um dos outros itens deixado na Lua teve um destino similar aos das bandeiras.

Fotografia

Fotografia de um dos astronautas deixada na Lua

Imagem: NASA/Divulgação

Em abril de 1972, o astronauta Charles Duke, o mais novo a pisar na Lua, deixou uma foto de sua família como lembrança antes do retorno da missão Apollo 16. A foto mostra Duke com a esposa e seus dois filhos. “Esta é a família do astronauta Charles Duke, do planeta Terra, que pousou na Lua no dia 20 de abril de 1972”, diz o texto atrás da foto.

No entanto, devido às condições da Lua, a foto desbotou e deve ter ficado completamente branca, de acordo com Dave Williams, do Centro de Voo Espacial Goddard, da NASA.

“A Lua não tem atmosfera e nem proteção à radiação ultravioleta, portanto, a luz do Sol é particularmente intensa”, diz Williams.

Mini museu e escultura

Na Apollo 12, os astronautas levaram um pequeno pedaço de cerâmica chamado “Museu da Lua”, criado pelo artista Forrest Myers, com contribuições de seis outros artistas, incluindo Andy Warhol.

A NASA não aceitou levar a obra à Lua, mas Forrest Myers entregou a pequena peça a um engenheiro da Apollo 12, que pregou o mini museu no módulo lunar.

Como os módulos lunares ficam na Lua após a missão, o mini museu deve estar junto, mas não existe confirmação oficial da NASA. Certamente, essa é uma das coisas mais estranhas que os astronautas “deixaram” na Lua.

Em contrapartida, há uma obra de arte visível em solo lunar: a escultura “Astronauta Caído”.

A placa em homenagem aos astronautas que perderam a vida.

Imagem: NASA/Divulgação

A escultura criada por um artista belga foi parar na Lua junto dos astronautas da Apollo 15. A obra foi solicitada pelo comandante da missão, David Scott, que afirma que a arte representa os 14 astronautas americanos e cosmonautas soviéticos que morreram durante a corrida espacial até aquela época. A escultura de cabeça para baixo está ao lado de uma placa que lista o nome dos astronautas mortos.

Bolas de golfe

Entre as coisas mais estranhas, as bolas de golfe são, certamente, as mais icônicas deixadas na Lua pelos astronautas.

Em fevereiro de 1971, durante a missão Apollo 14, o astronauta Alan Shepard surpreendeu o mundo ao jogar golfe na Lua. Vale ressaltar que essa foi a primeira transmissão à cores do homem na Lua, por isso, a imagem de Shepard lançando duas bolas de golfe se tornou um ícone.

 

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas