Ciência

Não use plástico: como guardar o queijo para não estragar?

Gorgonzola, brie e mais: qual é a forma certa de guardar queijos para aumentar a durabilidade?
Imagem: Pixabay/Reprodução

Comprou um grande queijo chique e não sabe como guardar? Quer fazer com que ele dure mais? Então, saiba que existem algumas formas de armazenar e embrulhar o alimento para fazer com que ele seja preservado por mais tempo. Spoiler: até o jeito de cortar importa!

Em entrevista à CNet, o especialista John Montez, certificado em queijos, afirma que o queijo “tem muitas coisas que ajudam a preservá-lo”. “Ele é rico em ácido e sal e tem muita água removida em comparação ao leite. Então é raro que você tenha que jogar fora um pedaço de queijo”, diz.

Ou seja, isso significa que ele pode durar por semanas ou meses, a depender do tipo. Porém, atente-se à validade, já que queijos comprados cortados, como o muçarela, duram apenas alguns dias.

Queijos azuis, como o gorgonzola; de casca branca, como o brie; ou de casca florida, como o Gruyère, têm aparências diferentes. Mas no caso de alguns deles, a presença do mofo não significa necessariamente que está estragado. Isso porque, devido à falta de água no queijo, o mofo não consegue penetrá-lo profundamente como em outros alimentos.

“Se você perceber que ele mofa um pouco, geralmente você pode raspar esse mofo e não há problema”, explica Montez. Entretanto, ele alerta para o mofo preto. “A questão é que é raro que um pedaço de queijo se torne impróprio para comer. Ele vai se tornar intragável para você muito antes de ser impróprio”, completa.

Então, como aumentar a durabilidade do queijo?

Guardar corretamente: na hora de armazenar, nada de deixar os queijos maturados na parte mais fria da geladeira, pois isso faz com que ele seque mais rápido. O ideal é embalá-los e colocar em uma gaveta na geladeira.

No entanto, queijos duros ou outros que serão consumidos em poucos dias, como o parmesão, por exemplo, não precisam necessariamente de refrigeração – apesar de ser importante se atentar ao calor excessivo. Você também pode cobri-los com uma cúpula de queijo para ajudar na preservação.

Queijos frescos, como o minas, podem ficar nas prateleiras superiores, mas não muito próximo à saída de ar para não congelar. Já a muçarela e o prato são ideais para as prateleiras intermediárias, como destaca o Viva Bem Uol.

Embrulhar com papel: embora os queijos às vezes fiquem em exibição em embalagens de plástico no supermercado, a melhor forma de armazená-los é com papel, para permitir alguma passagem de ar. Algumas opções para queijos artesanais, por exemplo, são papel manteiga, de açougueiro ou qualquer outro. Na hora de cobrir, certifique-se de que todas as partes estejam em contato com o material.

Contudo, queijos fatiados, como a muçarela e o prato, devem ficar em potes herméticos ou vedados com plástico filme. Outros tipos que se beneficiam de plásticos, como o filme, são queijos duros como o parmesão e o minas, por exemplo. Já queijos de mofo azul combinam com papel alumínio ou filme.

Cortar da forma certa: o corte correto ajuda a manter o sabor e a textura do queijo. Cortes precisos e retos facilitam o embrulho, assim como manter o queijo inteiro pelo maior tempo possível. A recomendação é usar facas de chef – ou facas esqueleto no caso de queijos mais macios. Outra opção é usar tábuas de queijo com arame para manter a casca intacta.

Como evitar o mofo?

Segundo Montez, “minimizar a área de superfície (exposta ao ar) vai evitar que o queijo seque ou fique mofado. Então, por exemplo, se você vai preparar o queijo com antecedência para uma festa, quanto mais tempo você puder deixá-lo inteiro, melhor”. Já no caso do preparo de refeições, é melhor ir cortando aos poucos.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas