NASA mostra imagem do James Webb com antiga do Spitzer; compare

A imagem da Grande Nuvem de Magalhães feita pelo novo telescópio mostra em detalhes o gás interestelar, o que pode ajudar a elucidar questões sobre a origem do Universo
Imagem James Webb
Imagem: NASA/JPL-Caltech (esquerda), NASA/ESA/CSA/STScI (direita)/Reprodução

O Telescópio Espacial James Webb está superando as expectativas dos cientistas. Mas como? Uma comparação recém-divulgada pela NASA pode ajudar a responder essa questão.

whatsapp invite banner

A agência espacial colocou a imagem da Grande Nuvem de Magalhães, obtida pelo James Webb no último mês, ao lado de um clique similar feito no passado pelo Telescópio Espacial Spitzer. A diferença de qualidade e de detalhamento é notória até para quem não é entendido do assunto. Confira: 

James Webb

Imagem: NASA/JPL-Caltech (em cima), NASA/ESA/CSA/STScI (embaixo)

O Telescópio Spitzer teve seu momento de glória. Ele foi lançado em 2003 com o objetivo de detectar a radiação infravermelha e desvendar detalhes sobre os primórdios do Universo – a mesma função do James Webb. Porém, o telescópio se tornou obsoleto e foi aposentado em 30 de janeiro de 2020.

A imagem do James Webb foi feita a partir da câmera MIRI (Mid-Infrared Instrument). Foi permitida uma maior gama de detalhes devido ao espelho primário significativamente maior do novo telescópio e também por seus detectores aprimorados. 

Imagem: NASA/ESA/CSA/STScI

Se você olhar com atenção, vai ver na imagem algumas partes repletas de fumaça. Ali estão os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) – moléculas de carbono e hidrogênio que desempenham um papel importante no equilíbrio térmico e na química do gás interestelar. 

As fotos obtidas pelo James Webb devem ajudar astrônomos a desvendar as origens do Universo, analisando detalhes que envolvem desde o nascimento de estrelas até das próprias galáxias. As primeiras imagens científicas coloridas do telescópio devem ser divulgadas em meados de julho.

Carolina Fioratti

Carolina Fioratti

Repórter responsável pela cobertura de saúde e ciência, com passagem pela Revista Superinteressante. Entusiasta de temas e pautas sociais, está sempre pronta para novas discussões.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas