NASA quer agilizar consertos para lançar Artemis 1 ainda em setembro

NASA tem vários empecilhos a resolver antes do foguete da Artemis 1 sair do chão, mas já mira em novas datas para despachar missão
NASA quer agilizar consertos para lançar Artemis 1 ainda em setembro
Imagem: NASA/Divulgação

A NASA anunciou que pretende fazer uma nova tentativa de lançamento da missão Artemis 1 nos próximos dias 23 ou 27 de setembro. A informação foi divulgada por Jim Free, administrador associado da agência, na tarde desta quinta-feira (8), durante uma teleconferência.

Contudo, a agência não deu 100% de certeza de que essas datas de decolagem serão cumpridas, uma vez que algumas questões ainda precisam ser resolvidas.

Em primeiro lugar, os engenheiros ainda precisam consertar um grande vazamento de hidrogênio que impediu a decolagem do foguete SLS (sigla em inglês para “Sistema de Lançamento Espacial”), no último sábado (3).

A tarefa envolve substituir peças de vedação e linhas de combustível que levam hidrogênio líquido criogênico para os tanques do SLS. O reparo será feito na própria torre de lançamento, o que permitirá um miniteste de abastecimento do foguete — previsto para o dia 17 –, para detectar potenciais novos vazamentos.

A velocidade desse trabalho dependerá das condições climáticas locais, uma vez que a costa dos Estados Unidos está entrando em alerta para o início do pico da temporada de furacões. Nas últimas semanas, o centro espacial vem sendo atingido por tempestades, inclusive com raios caindo sobre a torre de decolagem.

O calcanhar de Aquiles da Artemis 1

Por outro lado, a grande dúvida sobre a data de lançamento da missão inaugural do programa Artemis é o sistema de terminação de voo do SLS. Esse sistema é projetado para destruir o foguete com explosivos, caso ele saia da trajetória durante o lançamento – uma medida para evitar a colisão com aeronaves ou que o foguete caia em regiões povoadas.

A Força Espacial dos EUA exige que as baterias desse sistema sejam testadas em até 15 dias antes do lançamento. Para esse teste, o SLS precisaria ser retirado da rampa de lançamento e levado ao VAB, o edifício de montagem de foguetes da agência espacial. Isso poderia atrasar (ainda mais) o cronograma da missão.

Oficialmente, a certificação vale por 20 dias, mas a NASA já tinha conseguido uma extensão desse prazo para 25 dias, com a expectativa que o foguete decolaria no início deste mês. Como a certificação atual venceu no último dia 6, a agência pretende solicitar uma nova extensão de prazo.

O problema é que a NASA ainda não decidiu quanto tempo de extensão precisará, segundo apontou o SpaceNews. O foguete não sai do chão sem o aval da Força Espacial.

Outro agravante é que a agência está evitando um conflito de agenda com outras duas missões importantes nas próximas semanas. Uma delas é a sonda DART, que deverá colidir com o asteroide Dimorphos no dia 26 de setembro. Além disso, a NASA está se preparando para o lançamento de quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional, no início de outubro.

No último fim de semana, a NASA já tinha sugerido que – diante de tantas incertezas – o lançamento poderia ficar para o final do próximo mês, com a janela de lançamento iniciando no dia 17 e terminando em 31 de outubro.

A Artemis 1 tem o objetivo de testar o foguete SLS e a espaçonave Orion em uma viagem de ida e volta à Lua. A viagem não terá astronautas a bordo e deve durar cerca de 40 dias, quando a Orion retornar à Terra e pousar no Oceano Pacífico.

 

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor e repórter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas