Se você quer deixar a carteira em casa e usar o celular para pagar compras, acaba de ganhar mais uma opção. O Next, banco digital do Bradesco, agora permite que seu cartão de débito seja usado no Google Pay e no Samsung Pay. Antes, só era possível usar as carteiras digitais com o cartão na função crédito.

O Next segue os passos do próprio Bradesco, que autoriza o uso de seus cartões de débito e múltiplos (mesmo plástico para débito e crédito) com bandeira Visa nas carteiras digitais desde dezembro. Já o Itaú permite esse uso desde abril do ano passado.

Vale dizer que o Next ainda não é compatível com o Apple Pay. Em comunicado, o banco diz que o suporte chegará ainda no primeiro semestre de 2020.

Além de Google Pay e Samsung Pay, também é possível fazer pagamentos em máquinas da Cielo com o celular: o app do Next para Android tem um recurso para ler um QR code gerado pela maquininha.

Além do Next, o Google Pay é compatível com cartões do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Porto Seguro, Neon e Banrisul — para saber se seu cartão pode ou não pode ser usado, a página de ajuda traz uma lista mais detalhada. Já a lista do Samsung Pay é mais extensa e inclui estes bancos e mais Santander, Caixa, Inter, Original, Ticket e outros — veja o site da Samsung para a relação completa.

O Next foi lançado pelo Bradesco em outubro de 2017, como resposta às contas digitais de bancos como o Inter e aos cartões de fintechs como o Nubank. Depois de alguns meses, o banco ganhou uma opção de conta gratuita com DOCs, TEDs e saques ilimitados.