Agora é oficial: a Nokia voltou ao mercado brasileiro, e logo em sua estreia a HMD Global (companhia que licencia a marca) começa a vender neste domingo (3) o Nokia 2.3, um smartphone de entrada com Android puro, com preço sugerido de R$ 899.

O Nokia 2.3 pode ser encontrado no varejo online da companhia em três cores: cinza, verde e dourado. Além disso, será possível adquirir aparelhos no Submarino, Americanas.com, Shoptime e Pernambucanas. Ele deve começar a aparecer nos sites por volta das 10h de hoje.

Antes de falarmos os detalhes do aparelho (que você pode conferir mais abaixo), vale entender um pouco sobre a volta da marca ao Brasil. No caso, a empresa por trás de tudo é a HMD Global, uma companhia finlandesa que licencia o uso da marca desde 2016.

Segundo Juan Olano, diretor de portfólio da HMD Global para as Américas, isso traz uma série de responsabilidades. “Temos que alinhar os requerimentos de nossos produtos com os da Nokia, e existe todo um controle de qualidade feito por eles”, explicou durante conversa com o Gizmodo Brasil.

Frente do Nokia 2.3

Espero, de verdade, que a música “Tijolão” não tenha sido um teaser da volta da empresa ao mercado local — apesar de ser uma teoria da conspiração que eu, pessoalmente, gosto muito.

Apesar da volta da marca ao Brasil, a HMD Global trabalhará em parceria com a Multilaser. Segundo Junior Favaro, diretor de marketing e vendas da HMD Global no Brasil, o papel da companhia brasileira será a de fornecer suporte na distribuição e comercialização de produtos, já que a empresa tem uma cadeia de distribuição de produtos para todo o Brasil.

Nokia 2.3: arroz e feijão

A reestreia da Nokia no Brasil vai ser com um aparelho de configurações simples importado. O Nokia 2.3 tem tela de 6,2 polegadas HD com um pequeno recorte em formato de gota. Para armazenamento, o smartphone conta com 32 GB (expansível até 512 GB com cartão de memória), 2 GB de RAM e um processador MediaTek Helio A22.

O conjunto de câmeras é compatível com outros de entrada. Então, na traseira o Nokia 2.3 tem dois sensores, sendo um de 13 MP com abertura f/2.2 e um de profundidade de 2 MP. Com esta configuração, a empresa promete imagens nítidas, sobretudo unindo seu hardware com inteligência artificial. Então, você terá fotos em HDR, correção automática de ruído em imagens, além de facilitar o efeito bokeh, para tirar fotos no modo retrato desfocando o fundo, e ainda com possibilidade de alterar a iluminação da cena.

Traseira do Nokia 2.3
Nokia 2.3

Algo que a empresa se orgulha bastante é de ter o Android puro. Então, o aparelho, que faz parte do Android One, chegará com Android Pie, porém, depois de algumas semanas, já receberá o update para Android 10. A Nokia diz que tem uma “filosofia de fazer os produtos melhoraram com o tempo”. De forma simplificada, a companhia quer dizer que todos os aparelhos recebem pelo menos dois anos de atualização de sistema operacional e três anos de atualizações de segurança.

De fato, se for cumprida a promessa, os aparelhos Nokia talvez tenham um ciclo de atualização digno de aparelhos Pixel, desenvolvidos pelo Google e que não são vendidos no mercado nacional.

Por fim e não menos importante, o Nokia 2.3 conta com uma bateria de 4.000 mAh. Com esta capacidade, a empresa alega que a autonomia do dispositivo, com o recurso de bateria inteligente do Android, pode chegar a quase dois dias.

Apesar do lançamento do Nokia 2.3, fica a expectativa da HMD Global trazer mais aparelhos para o mercado brasileiro. Não duvido que a empresa tente trazer feature phones com WhatsApp — que devem ser bem úteis para quem precisa do básico de comunicação —, além do restante da linha de smartphones da marca.

Especificações do Nokia 2.3

  • Sistema operacional: Android 9 Pie;
  • CPU: MediaTek Helio A22 quad-core (4 x A53 2 GHz);
  • Memória: 32 GB (armazenamento) e 2 GB (RAM);
  • Tela: 6,2 polegadas HD;
  • Câmeras: 13 MP f/2.2 e 2 MP (traseira) e 5 MP f/2.4 (frontal);
  • Bateria: 4.000 mAh;
  • Portas: entrada de áudio de 3,5mm e porta mini-USB;
  • Dimensões: 15,7 x 7,54 x 0,86 cm / 183 gramas;
  • SIM: Dual Sim nano slot + MicroSD;
  • Outros: botão Google Assistente, Rádio FM e desbloqueio facial.

Atualização às 19:07 de 4/5: uma versão anterior do texto dizia que a atualização para o Android 10 do Nokia 2.3 seria liberada na próxima semana. No entanto, segundo a empresa, será nas próximas semanas. O texto também passou a ter a informação de que o aparelho faz parte do programa Android One, do Google, que define aparelhos que recebem até duas atualizações da plataforma.