Noruega: donos de carros Tesla fazem greve de fome em visita de Musk

Manifestantes em greve citam pelo menos 29 problemas nos carros Tesla; Noruega tem o maior volume de veículos elétricos do mundo
Noruega: donos de carros Tesla fazem greve de fome em visita de Musk
Imagem: Tesla Hunger Strike/Reprodução

Um grupo de donos de carros Tesla da Noruega decidiu fazer uma greve de fome em protesto por uma série de falhas nos veículos elétricos da companhia de Elon Musk

A greve, autointitulada “Tesla Hunger Strike”, chamou a atenção na semana que antecedeu a ONS, uma das maiores conferências sobre transição energética do mundo. Musk subiu aos palcos do evento no domingo (4), mas não falou sobre a greve.

Segundo os manifestantes, os veículos Tesla têm uma série de problemas – mais precisamente uma lista de 29 falhas, como mostra o site do protesto

O grupo em greve de fome diz que o carro não liga quando está frio e há ruído intenso, bolhas nos assentos e banco dianteiro solto. Além disso, o piloto automático não funciona corretamente

Eles também afirmam que a internet é lenta, os limpadores e luzes não funcionam corretamente, o carro range ao passar por lombadas, as portas se abrem sozinhas, as janelas não fecham totalmente, os sistemas se reiniciam sozinhos, há problemas para recarregar… ufa. 

Os manifestantes também reclamam da pintura (“má qualidade”), novas estações de carregamento não se encaixam no carro e a bateria não dura tanto quanto o anunciado. 

Isso sem contar os problemas no ar condicionado e a dificuldade em falar com a empresa. “Você tem que esperar no telefone por muito tempo antes da Tesla responder”, finaliza a lista. 

Problemas de longa data

O (péssimo) review acompanha uma série de processos e pedidos de indenização por consumidores noruegueses que adquiriram carros da companhia. 

Segundo a mídia do país, milhares de proprietários processaram a Tesla por limitar a velocidade de carregamento. As indenizações chegaram a US$ 16 mil – quase R$ 80 mil no câmbio atual. 

Apesar da greve de fome, o grupo de manifestantes parece ter esperança de que Musk tomará alguma atitude. “Acreditamos que se Elon Musk estiver ciente de nossos problemas, ele resolverá a situação. Por favor, ajude-nos a chamar a atenção dele”, diz o movimento. 

O site Electrek, porém, encontrou um link para uma página intitulada “Bilklager”, que parece ser um serviço jurídico para proprietários de carros. “Ajudamos a reivindicar uma compensação legítima quando são afetados por erros, fraudes e problemas”, diz o site norueguês.

A Noruega lidera a lista de países com mais carros elétricos no mundo. Quase dois terços das novas vendas de carros no país foram de veículos elétricos em 2021. O país quer ser o 1º a acabar com a venda de automóveis movidos por combustíveis fósseis, como diesel e gasolina. 

Assine a newsletter do Giz Brasil

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas