
Nova IA do Google recria joguinho do dinossauro com um simples prompt
Para anunciar o seu mais novo modelo do Gemini, o Google uniu nostalgia e inovação, mostrando que a IA consegue gerar o clássico joguinho do dinossauro do Chrome com um simples prompt.
Nesta terça-feira (25), o Google lançou o Gemini 2.5, que faz parte da nova fase de modelos de IA racionais, ou que pensam, antes de responder uma pergunta.
De acordo com o Google, os modelos do Gemini 2.5, devido à capacidade de raciocinar antes de responder, “entregam melhor desempenho e precisão”.
No universo da Inteligência Artificial, a habilidade de um sistema conseguir “raciocinar” vai além de prever ou classificar. De acordo com o próprio Google, o que Gemini 2.5 consegue é analisar informações, tirar conclusões lógicas, incorporar nuances e contextos. Assim, a IA consegue tomar decisões mais informadas.
Para inaugurar essa nova família de IAs que pensam, o Google lançou o Gemini 2.5 Pro, ainda em fase experimental, que chegou ao topo do principal benchmark de modelos de IA. O acesso está disponível para usuários do Gemini Advanced, ou seja: que pagam para usar a IA do Google, e para os desenvolvedores do Google AI Studio.
E, embora em fase experimental, o Gemini 2.5 Pro mostra a capacidade de programação da IA recriando o famoso “joguinho do dinossauro” do Google Chrome.
Lançado em 2014, o Lonely T-Rex (nome oficial do jogo) aparecia no Chrome quando um usuário tentava navegar sem conexão. O joguinho do dinossauro do Google Chrome se tornou um passatempo da era pré-IA generativa e, posteriormente, um ícone da cultura pop.
Agora, com o novo modelo de IA, é possível criar o clássico joguinho do dinossauro do Google Chrome.
O prompt (traduzido do inglês):
“Crie para mim um jogo cativante de corrida infinita. Instruções importantes na tela. Cenário p5js [linguagem de programação visual de JavaScript], sem HTML. Eu gosto de dinossauros pixelizados e backgrounds interessantes”.
Veja o vídeo do joguinho em ação: