Depois do iOS 10 e watchOS 3.0, chegou a vez de o Mac receber uma atualização de software: a versão final do macOS Sierra está sendo distribuída hoje. Estas são as novidades.

O que o iPhone 7 ganhou ao perder a entrada para fones de ouvido
Apple está perguntando para usuários se eles usam a entrada de fone do MacBook

O macOS Sierra está disponível na Mac App Store e o download tem cerca de 4,4 GB. É recomendável fazer um backup em sua Time Machine, ou pelo menos garantir que seus principais arquivos estejam a salvo em outro local, só para garantir.

Com esta atualização, a Apple deixou claro que quer seus produtos se comunicando mais entre si. Por isso, agora é possível desbloquear automaticamente seu Mac sem usar senha caso você esteja com seu iPhone (usando o TouchID) ou Apple Watch (simplesmente se aproximando do computador).

mac os sierra (3)

Outro recurso do macOS Sierra é a área de transferência universal. Agora você será capaz de copiar texto, vídeos, imagens e outros do seu iPhone ou iPad, e colar no Mac. O botão de copiar e colar universal fica na barra superior do sistema, acelerando a troca de dados entre dois dispositivos da Apple (direções para o restaurante, por exemplo).

mac os sierra (2)

O iCloud também recebeu melhorias. Com o armazenamento otimizado, o macOS Sierra detecta quando é necessário liberar espaço para novos arquivos e coloca dados antigos na nuvem. Ele também se livra automaticamente do cache do Safari, e-mails antigos, downloads inativos da Mac App Store, backups antigos do iPhone, e outros documentos desnecessários. (É possível desativar isso, claro.)

mac os sierra (1)

O Sierra permite que você acesse mais facilmente seus arquivos da área de trabalho: eles ficarão salvos na nuvem e poderão ser vistos no iPhone ou iPad logados com o mesmo Apple ID. (Isso ocupa espaço no iCloud, e pode ser desativado.)

mac os sierra (1)

A Siri enfim chegou ao Mac. A assistente virtual pode ser ativada no botão superior direito da tela ou dizendo “Ei, Siri”. Ela pode buscar por arquivos, alterar o volume, ajustar o brilho da tela, receber direções do Mapas e até compor e-mails.

Você pode fixar buscas da Siri no centro de notificações, como resultados esportivos, trending topics do Twitter, uma lista de arquivos etc. Não é possível digitar comandos para a Siri, mas você pode usar o Spotlight para alguns desses recursos.

O app Fotos ganhou praticamente os mesmos recursos da versão para iOS 10, incluindo a aba Memórias que reúne fotos automaticamente por local e data; reconhecimento facial por análise local (sem enviar para a nuvem); reconhecimento de objetos e cenários (pôr do sol, praia etc.); e um mapa de fotos.

mac os sierra (4)

Há um modo picture-in-picture para vídeos que permite destacá-los do navegador, por exemplo, e deixá-los por cima da interface enquanto você escreve um texto, por exemplo. É algo semelhante ao modo PiP do iPad.

O Apple Pay está disponível na web para realizar pagamentos em lojas online; a autenticação é feita pelo TouchID no iPhone ou tocando no Apple Watch em seu pulso.

mac os sierra (2)

Alguns apps, como o Mapas, ganharam uma interface com abas em vez de abrir múltiplas janelas para diferentes consultas.

Há também uma interface melhorada para o Apple Music mas, na maior parte, você não vai notar muitas mudanças visuais em relação ao El Capitan – as opções e menus estão no mesmo lugar, os apps basicamente não mudaram.

Baixe o macOS Sierra na Mac App Store.