Novo segmento enriquece empresário de 31 anos: revenda de sites no Shopify

Comprar empresas novatas no Shopify, fazê-las crescer e, depois, vendê-las lucrando alto. Essa foi a fórmula que o americano John Chen encontrou para se tornar
Imagem: Divulgação/Flippa

A trajetória profissional do norte-americano John Chen, de 31 anos, foi um pouco diferente das tradicionais. Ele se formou em finanças e contabilidade na Universidade de Lehigh, na Pensilvânia, em 2012. Tentou iniciar um empreendimento, mas não conseguiu fazê-lo decolar. Em 2018, porém, encontrou a mina de ouro. Chen decidiu adquirir pequenas empresas on-line para, depois, revendê-las no Shopify. Deu certo: 4 anos depois, ele se tornou um multimilionário. 

Em 2018, Chen usou a plataforma Flippa — mercado de compra e venda de negócios online — para adquirir a joalheria Blush & Bar. O negócio, que custou cerca de US$ 7,5 mil (pouco mais de R$ 39 mil, no câmbio atual), foi vendido dois anos depois por US$ 550 mil — ou R$ 2,8 milhões. E mais um detalhe: Chen entregou o negócio com quase US$ 1 milhão em receita. 

O mesmo aconteceu em seguida. Com o dinheiro da joalheria, o empresário comprou um negócio de presentes de casamento por US$ 20 mil. Depois, revendeu por US$ 40 mil. Em seguida, comprou uma loja de roupas para mulheres plus size, chamada Posh Shopee, por US$ 60 mil. À época, a loja gerava algo entre US$ 10 mil e US$ 20 mil. Pouco tempo depois, em 2021, vendeu o negócio por US$ 2 milhões.

Agora, todos os negócios de Chen são executados no Shopify, desenvolvedora de softwares para lojas online canadense. Ele também é sócio fundador da Amplify Capital, empresa de consultoria para proprietários que buscam a transição de seus negócios atuais.  

Segundo Chen, o interesse por lojas de comércio eletrônico começou depois de trabalhar como analista de investimentos em um fundo hedge. Ali, seu trabalho era investir em fundos de busca – plataformas que dão dinheiro para investidores comprarem e desenvolverem pequenas empresas. 

Mercado em expansão

O segredo para as empresas que comprou terem dado certo, segundo ele, foram as vendas impulsionadas via publicidade no Facebook, e-mail, SMS e marketing de influenciadores. “Eu não tinha MBA, não tinha investidores nem nada disso”, relembra Chen para o site Business Insider

“Foi apenas um enorme processo de aprendizado do comércio eletrônico. Existem muitas maneiras de expandir os negócios no meio digital, muitos canais diferentes. E nós tentamos muitos deles”, afirmou.  

Cada vez mais empresas estão de olho em lojas do Shopify. Um exemplo é a OpenStore, startup de ofertas geradas por algoritmos, que arrecadou mais de US$ 100 milhões desde o lançamento na plataforma, no ano passado. 

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Uma vantagem dessas transações, segundo Chen, é que não se começa um negócio do zero. “Fica desencorajador se você não tiver vendas ou não conseguir nenhuma tração. Quando você compra um negócio, já existe algo, então é muito mais fácil acreditar que pode fazer isso”.  

Julia Possa

Julia Possa

Jornalista e mestre em Linguística. Antes trabalhei no Poder360, A Referência e em jornais e emissoras de TV no interior do RS. Curiosa, gosto de falar sobre o lado político das coisas - em especial da tecnologia e cultura. Me acompanhe no Twitter: @juliamzps

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