Novos carros serão elétricos (mas o câmbio continuará manual)

Apesar de toda inovação em torno dos carros elétricos, a troca manual de marchas ainda estará presente nesses veículos. Entenda o porquê
Imagem: Porsche/Divulgação

Por mais que exista uma aura de inovação em torno dos carros elétricos –alimentada pela ideia de que futuramente poderemos viajar em veículos sustentáveis, inteligentes e autônomos–, algumas tecnologias tradicionais do ramo automobilístico podem acabar não saindo de moda. É o caso do câmbio manual.

Há algum tempo, as transmissões automáticas vêm conquistando espaço no Brasil, mas estão aquém da popularidade da versão manual. Qual o melhor? O debate divide opiniões.

Se por um lado o câmbio automático promete trocas de marchas mais rápidas e suaves, além de uma gestão melhor do combustível; o manual dá aquela sensação de estar no “controle” durante a condução do veículo.

Câmbio manual em carros elétricos

No processo de eletrificação, boa parte das montadoras têm optado por automatizar grande parte da mecânica dos carros.

Isso também inclui a retirada da troca manual de marchas, evitando que o motorista faça um possível uso indevido dela, bem como oferecer mais conforto durante a viagem.

Um câmbio manual também seria um peso extra e desnecessário, que só vai consumir mais bateria do veículo.

Vale lembrar que o motor elétrico desses veículos tem torque ideal para oferecer uma rotação máxima já nas primeiras rotações, entregando um desempenho melhor do que os motores de combustão interna. Com isso, basta apenas acelerar e frear.

Então, por que empresas como Toyota e Ford estão registrando patentes de câmbio manual para carros elétricos?

Simplesmente, porque as empresas entendem que ainda existem muitos consumidores adeptos da troca manual de marchas, principalmente em países como o Brasil.

Motoristas puristas

A inclusão de transmissões manuais em carros elétricos não é a única concessão que as montadoras estão dispostas a fazer.

Há casos em que as empresas adicionam um ruído falso a veículos esportivos para simular o barulho do motor, unicamente para que o motorista tenha a sensação que o carro está “rugindo” pelas estradas. O barulho falso no veículo também serviria para chamar a atenção e evitar eventuais atropelamentos de pedestres.

Atualmente, existem pouquíssimos carros elétricos que possuem câmbio manual, como é o caso do Porsche Taycan. Segundo a empresa, a adição da tecnologia tradicional é para agradar os usuários mais “puristas”.

É claro, por mais que empresas estejam patenteando a tecnologia do câmbio manual para carros elétricos, isso não significa necessariamente que elas chegarão de fato ao mercado. Mas não duvide!

Hemerson Brandão

Hemerson Brandão

Hemerson é editor, repórter e copywriter, escrevendo sobre espaço, tecnologia e, às vezes, sobre outros temas da cultura nerd. Grande entusiasta da astronomia, também é interessado em exploração espacial e fã de Star Trek.

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