Até o final desse ano ficará um pouco mais fácil para se comunicar só com emojis – na real, ainda estamos longe desse feito, mas já vai dar para zoar alguns caras inconvenientes. A Unicode Consortium liberou nesta terça-feira (5), os 230 novos emojis que devem ser liberados ainda em 2019. Esse será o conjunto 12.0, que já tem quase três mil opções de ilustrações (a conta inclui as variações de cores e gênero).

Como de costume, a Emojipedia divulgou uma prévia de como devem ser esses emojis. No entanto, os artistas que os produzem para grandes empresas como Apple, Google, Microsoft e Samsung ainda irão lançar as próprias versões – ou seja, o desenho que você deve ver em seu celular pode ser um pouco diferente.

O blog da Emojipedia publicou um pôster com alguns destaques. Muitos deles têm o tema de acessibilidade, incluindo a orelha com aparelho auditivo, pessoas surdas, pessoas em cadeiras de rodas, pessoas cegas, cão guia e braço e perna mecânicos. Eu curti também a adição do pipa e do planeta com anéis.

Pôster mostra os destaques dos novos emojis para 2019

O vídeo abaixo mostra em detalhe todas as novas opções:

O grande destaque mesmo foi outro: a “mãozinha de pinça”(ou “pinching hand”, em inglês). Mas a gente sabe o contexto em que ele será usado:

[Emojipedia]