O papel mais difícil de Cillian Murphy, de “Oppenheimer”, segundo ele próprio

Para viver Oppenheimer, Murphy enfrentou isolamento, emagreceu e aprendeu holandês. Mesmo assim, papel não foi o pior
Oppenheimer
Imagem: Divulgação/Universal

Para interpretar o físico Robert Oppenheimer no longa de Christopher Nolan, Cillian Murphy enfrentou isolamento, emagrecimento e até aprendeu palavras em holandês.

Em entrevista à revista People, o colega de elenco Robert Downey Jr. chegou a dizer que nunca testemunhou “um sacrifício maior por parte de um protagonista”. Mas, mesmo assim, esse não foi o único papel difícil da vida do ator, segundo ele próprio.

Em entrevista à BBC, no ano de estreia de “Peaky Blinders“, em 2013, Cillian Murphy revelou que o protagonista Thomas Shelby, havia sido seu maior desafio até então. Isso porque, de acordo com o artista, suas personalidades são muito diferentes.

“Eu não sou um cara durão, então [Thomas Shelby] foi de longe o personagem mais durão que já interpretei. Você tem que se comprometer com o material, com o personagem e suas escolhas”, disse.

Além disso, o ator ainda contou detalhes de sua rotina exigente para viver Shelby. “Fizemos muitas lutas, acrobacias e, por isso, fui à academia mais do que nunca em toda a minha vida! Também aprendendo a lidar com cavalos, já que nunca havia feito isso antes, então passei semanas aprendendo a cavalgar e a parecer razoavelmente competente em um cavalo”, completou.

Personagens no pós-guerra

Na trama de “Peaky Blinders”, o ex-sargento Thomas Shelby é o líder da gangue criminosa de mesmo nome em Birmingham, Inglaterra, logo após a Primeira Guerra Mundial. A complexa temática de guerra não é muito distante da que Murphy viveu em “Oppenheimer”, filme que se passa logo após a Segunda Guerra Mundial.

“Eu li muito, pesquisei e conversei com as pessoas, elas estavam profundamente desiludidas a ponto de ficarem amarguradas com o que aconteceu na Grande Guerra”, disse o ator sobre seu trabalho em “Peaky Blinders.

“Muitos deles ficaram extremamente traumatizados e obviamente PTSD (transtorno de estresse pós-traumático) e coisas assim não existiam e eles foram jogados de volta à vida civil e instruídos a seguir em frente e esse é o tipo de situação que meu personagem encontra”, refletiu.

Apesar das dificuldades em interpretar Thomas Shelby, Cillian Murphy já revelou que a responsabilidade de interpretar seu grande papel em “Oppenheimer” foi “opressora”. E aí, qual é seu papel favorito do ator?

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas