O que é Balaclava, acessório do século 19, que bomba no TikTok

Mais conhecido como touca ninja no Brasil, o acessório tornou-se sucesso entre os usuários do hemisfério norte neste inverno e virou tendência no fim de 2021
O que é Balaclava, acessório do século 19, que bomba no TikTok Imagem: Divulgação

As máscaras se tornaram um item indispensável para sair de casa nesses últimos dois anos por conta da pandemia. Mas não é somente por questões de segurança que o acessório é usado. É o caso da Balaclava, que tornou-se sucesso entre os usuários do hemisfério norte neste inverno e está bombando nas mídias sociais. 

whatsapp invite banner

Mais conhecido como touca ninja no Brasil, o gorro tem abertura somente no rosto ou apenas dos olhos, além de ser feito de lã, ou algum tipo de fio têxtil. O acessório do exército do século 19, está entre as principais postagem no Instagram, TikTok ou Pinterest e se tornou uma tendência de moda no fim de 2021.

A máscara de esqui ou gorro de ninja, já ganhou mais de 115 milhões de vídeos com a tag #Balaclava somente no TikTok. No Instagram, 254 mil publicações diferentes mostram o acessório meio que incomum. 

O acessório aparece em vídeos, que ultrapassam milhões de visualizações, com inspirações de crochê DIY dos gorros ou dicas sobre como estilizar as máscaras que cobrem todo o rosto. 

@fridahollund

Another 15 min balaclava💁🏼‍♀️I freestyle them so Im sorry i dont have a pattern 4 u #knit #balaclava

♬ yeah hot people use this sound – cxaluv

@ingrato.cl

Change of heart 🖤 #balaclava #mask #knit #knitting #yarn #berlin #lockdown #diy #germany #handmade #wool #crochet #fyp #crocheting #face #spikes #neo

♬ Gucci Gucci – Kreayshawn

Em versões ainda mais ousadas, como no vídeo abaixo que acumula mais de 4 milhões de visualizações, um criador mostra como transformar uma cueca boxe — sim, isso mesmo que você leu — em uma balaclava. Mas porque o item se tornou uma tendência de moda somente agora? 

@luiz_deca

Balaclava ?? // #fyp #fypシ

♬ Body – Russ Millions & Tion Wayne

As balaclavas chegou com tudo no inverno de 2021, e já apareceu nas passarelas de grandes marcas, como a italiana Miu Miu e a francesa Givenchy. O acessório também apareceu em coleções recentes de Moschino, Balmain, Marine Serre e Raf Simmons antes de alcançarem marcas como Urban Outfitters e Weekday.

Mas as balaclavas também foram um dos pilares da passarela em 2021, desde a máscara quadriculada alucinatória do falecido Virgil Abloh, até o toque vanguardista de Givenchy, com chifres de diabo tricotados. 

“Os recentes designs de balaclava, nomes como Stella McCartney até os que estão à venda na Zara, estão alimentando a demanda de todas as idades”, disse Jessica Payne à CNN, chefe de moda do Pinterest. Ela observou que as pesquisas por balaclavas aumentaram 230% desde o início de novembro.

De acordo com a plataforma global de busca de moda Lyst, as balaclavas e os gorros de malha estão atualmente tendo um (grande) momento virtual. Nas últimas semanas, as pesquisas no site aumentaram 64%, apresentando uma alta demanda. Além disso, o aplicativo de compras Klarna também relatou que, entre setembro e outubro, houve um aumento estrondoso de 498% nas compras de balaclavas.

Mas nem todas as reinvenções da máscara de esqui foram bem-sucedidas. Em 2019, a Gucci retirou seu polêmico “suéter balaclava” e emitiu um pedido de desculpas, após críticas afirmarem que o design nas cores preto e vermelho assemelhava a uma blackface (prática de pintar o rosto de preto para imitar a cor da pele de uma pessoa negra).

O gorro também já conquistou os famosos, principalmente entre os mais, digamos, ousados. A cantora Billie Eilish, por exemplo, mostrou no Instagram um dos seus looks mais fashion com o uso do acessório. Além dela, Kim Kardashian e Kanye West também apareceram com o item. 

https://www.instagram.com/p/B_fx6AGlr2J/

https://www.instagram.com/p/CTyMM1xlVv2/

 

 

 

 

O sucesso não é apenas no exterior. Na São Paulo Fashion Week a balaclava também se fez presente. Dessa vez, com uma pegada imersa no universo de fetiches. O acessório foi apresentado pela Bold Strap, estreante no maior evento de moda do Brasil, sendo utilizada para compor looks teoricamente íntimos, mas que podem estar presentes nas ruas. 

E quem acha que somente artistas internacionais usam a Balaclava, se enganou. MC Magrella viralizou ano passado com a música “Paty Trem Barbie”, onde usa o acessório na cor rosa. A galera do trap também não fica atrás, é o caso do grupo a Recayd Mob, formado por Jé Santiago, MC Igu, Dfideliz e Derek. MC Lan também apareceu usando a touca em seu novo projeto. 

https://www.instagram.com/p/CNIz_vQHSoU/

 

https://www.instagram.com/p/CWZd1KCNOE7/

https://www.instagram.com/p/CVTpxnlrn1W/

História

Historicamente, a balaclava é frequentemente associada às táticas de guerra do que a tendências de passarela. Essas máscaras levam o nome da cidade portuária ucraniana de Balaclava, cenário de uma batalha em 1854, durante a Guerra da Crimeia, onde tropas britânicas e irlandesas foram enviadas para lutar contra soldados russos em condições de congelamento.

A disposição durante a guerra estava baixa, até porque o exército do Reino Unido chegou com nada além de seu uniforme de verão surrado. Quando a notícia dessa escandalosa falta de equipamentos chegou no Reino Unido, as mulheres britânicas começaram a tricotar gorros que cobriam todo o rosto de seus homens para despachá-los ao quartel.

Desde então, o gorro tricotado se tornou um símbolo da milícia do Leste Europeu, depois de ser usado por manifestantes separatistas pró-Rússia para evitar serem reconhecidos. Para muitos, esses gorros são considerados uma marca de comportamento ameaçador e anticonformista, mas nos últimos anos, foram feitas conexões mais extravagantes facilmente encontradas, com versões em multicoloridas e tricotadas em formato de orelhas de coelho.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas